-
Arquitetos: Atelier Z+
- Área: 1465 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:TIAN Fangfang
Descrição enviada pela equipe de projeto. Desde 2015, com a implementação da seção sul do projeto de conexão do espaço público da orla de Yangpu, que se centra na Ponte Yangpu e tem um comprimento de 5,5 km, vários cais de serviços civis e outras instalações de gestão precisaram ser realocadas. No entanto, devido à urgente necessidade de escritórios temporários e instalações de habitação para as unidades da polícia marítima e do corpo de bombeiros, um edifício de escritórios temporário está sendo construído na parte central da Rua Guangde para uso transitório. O bicicletário, que possui uma estrutura de concreto armado com dois andares, foi reformado e reaproveitado após o reforço estrutural. O local é adornado com doze árvores maduras. Nosso objetivo é preservar todas elas para contribuir com o desenvolvimento futuro do cinturão verde.
O edifício é dividido em três partes de norte a sul. Na parte norte, o volume que excede a linha vermelha será demolido. Os dez elementos restantes serão reforçados e convertidos em um edifício residencial de dois andares. As seções do meio e sul consistem em dois edifícios de aço recém-construídos: um comercial e outro de serviços. Entre o edifício residencial e o edifício comercial, há um átrio aberto de dois andares em volta de uma árvore preservada, com uma abertura no telhado permitindo que a árvore se estenda através dele. Instalamos uma escada em espiral feita de aço em torno da árvore. Esta escada conecta o térreo e os segundos níveis escalonados dos dois edifícios, bem como o terraço na cobertura do edifício residencial, que serve como um campo de treinamento para exercícios da polícia e do corpo de bombeiros.
Ao longo da fachada leste do edifício comercial, instalamos um terraço contínuo com uma grade de aço como piso. Este terraço apresenta poços de luz em frente a cada janela do edifício de escritórios no térreo, com aberturas para as sete árvores crescerem. O terraço se estende ligeiramente sobre o muro perimetral da fábrica preservada que está voltado para a rua, criando um gesto sutil dessa instalação temporária em direção à cidade. Pilares de aço sob o terraço e os troncos das árvores interagem com a luz do sol filtrada através da chapa de aço perfurado, gerando uma atmosfera lúdica. Aberturas também são criadas nas placas perfuradas das escadas de evacuação do lado sul, acomodando a árvore de ginkgo preservada e integrando a serendipidade do local dentro da disposição estrutural.
O edifício de escritórios e o de serviços apresentam um telhado leve com uma única inclinação, revestido com chapas de aço de liga Al-Zn em cinza-prata original. As paredes externas das seções recém-construídas também estão completamente envoltas em chapas de aço. As paredes de fechamento do edifício do dormitório são construídas com tijolos de xisto. A fachada oeste do corredor no térreo é adornada com tramados de tijolos. A construção direta das seções recém-construídas com componentes industriais acessíveis de produção em massa, juntamente com a preservação de características comuns de edifícios fabris nas partes reformadas, cria um projeto que responde às características do local com uma sutil tensão interna. À medida que os projetos circundantes são gradualmente concluídos, espera-se que o edifício temporário seja demolido até meados de 2025.