-
Arquitetos: Kengo Kuma & Associates
- Área: 3437 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Fangfang Tian, Eiichi Kano
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetamos um museu de arte para exibir a cultura cerâmica de Yixing, conhecida como a "capital da cerâmica" e renomada por sua produção em argila roxa. O local já foi o centro da cultura cerâmica de Yixing, com suas numerosas fábricas e ateliês. Este projeto está alinhado com o plano diretor de reurbanização da área e imagina um centro cultural para cerâmicas, incorporando ateliês e oficinas, ao mesmo tempo em que preserva os vestígios das fábricas desativadas.
O volume que se assemelha a uma montanha de cerâmica é inspirado na Montanha Shushan, localizada perto do local do projeto e apreciada pelo escritor da dinastia Song, Su Dongpo, assim como pelo "forno dragão", uma estrutura que está em uso contínuo há 600 anos. O volume em forma de montanha foi perfurado para conectar-se com a fábrica de cerâmica e o canal, integrando perfeitamente o edifício com o eixo do local e o complexo fabril circundante.
O telhado, uma estrutura em concha invertida esculpida por esferas virtuais, é sustentado por quatro camadas de vigas de madeira treliçadas. Esta estrutura leve, mas forte, traz mudanças dinâmicas no espaço interno e direciona a linha de visão e o fluxo de circulação para dentro da edificação.
A fachada, que evoca a "temperatura" da cerâmica na manufatura, foi desenvolvida em colaboração com artesãos locais. Sua superfície irregular é esmaltada com gradações de cor variadas, criando diferentes expressões dependendo da hora do dia e da estação. Quentes e ligeiramente ásperos ao toque, como a cerâmica chinesa para chá, esses painéis cerâmicos incorporam a história e a cultura da cidade, que foram transmitidas de geração em geração por mais de 1.000 anos.