-
Arquitetos: RAF Arquitetura
- Área: 9057 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:LMartins Fotografia
-
Fabricantes: Airo, Arkos, Breton, Deca, Docol, Knauf, OWA, Portobello, Rudinick, Sherwin-Williams, Suvinil, thyssenkrupp
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projeto de ILPI (Instituto de Longa Permanência do Idoso) - Um novo segmento que estamos desenvolvendo e implantando pioneiramente no Brasil nos traz novos desafios para a arquitetura. A temática da terceira idade, da idade de ouro, do saber, da experiência. Esses projetos e seus conceitos se moldam em nossas pranchetas e ganham forma para os ILPIs. Nossa busca é de revolucionar, principalmente através dos espaços criados, o cuidado, o tratamento, e a relação entre as pessoas em idade avançada com o mundo. A arquitetura passa a recebê-los melhor, a entendê-los melhor, a acolhê-los melhor. A diversidade de tipos de cuidados, e até mesmo de idade, nos desafia a criar ambientes. Acessibilidade, sustentabilidade, natureza, em ambientes, seguros dinâmicos e saudáveis. O compromisso com esses espaços está obviamente ligado a uma boa arquitetura, mas está muito mais relacionado com o engajamento das pessoas que neles habitarão.
Este edifício localizado no bairro da Barra da Tijuca, na região conhecida como Península, rio de janeiro. O projeto tem como função abrigar pessoas de idade ou que requerem cuidados especiais no seu dia a dia, são pessoas que buscam ter conforto e segurança, em um local onde o convívio busca a humanização e socialização de seus moradores, que poderão conviver, descansar, cuidar da saúde e até trabalhar. Às margens da Lagoa da Tijuca, tem sua implantação baseada em proporcionar a melhor condição possível de insolação, preserva, e se utiliza da flora nativa, garante uma ventilação natural que permeia seus espaços, e privilegia a vista da paisagem: o espelho d'água da lagoa e as montanhas da barra da Tijuca. Foi projetado para ser um local de vida. Onde homem e natureza convivem entre o meio ambiente construído e natural, em um espaço acolhedor e convidativo, de socialização, cuidado e respeito às pessoas que o habitam.