-
Arquitetos: Juan Carlos Sabbagh Arquitectos
- Área: 137 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Matías del Campo
-
Fabricantes: Arauco, GLASSTECH, Glasstech
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consistiu em uma pequena casa para desfrutar da beleza do Bosque Maulino na Cordilheira dos Andes, no centro-sul do Chile. Trata-se de uma floresta de carvalhos, localizada a uma altura aproximada de 950 metros acima do nível do mar.
Nesta altitude, a temperatura nunca é muito elevada e os carvalhos, por serem caducifólios, fazem com que a paisagem mude constantemente. Durante o ano, as cores da floresta e a luz variam em um ciclo contínuo que proporciona um espetáculo muito especial. Essas características oferecem uma oportunidade única de poder gerar um espaço interno totalmente envidraçado, que permite perceber e contemplar a floresta em sua real magnitude, sem o risco de esquentar demais.
Por estar imerso em uma floresta caducifólia, durante o verão, o espaço é protegido pela sombra das folhas, enquanto que, à medida que o frio do inverno se aproxima, recebe progressivamente a entrada de luz solar com a queda das folhas. O projeto, dessa forma, propõe um espaço interno vinculado à natureza e ao exterior, através de uma envoltória totalmente envidraçada, como uma estufa, mas Invertida, onde as plantas não estão dentro, mas fora.
O volume envidraçado abriga os ambientes principais e mais públicos, como sala de estar, sala de jantar e cozinha, enquanto os dormitórios são resolvidos de forma mais fechada para proporcionar maior intimidade. A estrutura de madeira foi escolhida por ser um sistema construtivo rápido e de fácil transporte, considerando a dificuldade de acesso e a distância do local. O programa se desenvolve em dois andares para concentrar e diminuir a área de ocupação do solo, buscando o menor impacto possível na floresta.