-
Arquitetos: The Office of Charles F. Bloszies
- Área: 12449 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Matthew Millman
-
Fabricantes: Arcadia Custom, Arcadia Inc., Assa Abloy, Ceraclad, Elemax, Pacific Architectural Wood Products, Pella EFCO, Silver Creek Modular
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Abrigo do Condado de San Mateo é a primeira implementação construída do sistema de habitação temporária "Step(1)" desenvolvido pelo Office of Charles F. Bloszies, inspirado no conceito modular premiado do projeto Mountain View Homekey. Em vez de “casas minúsculas”, o projeto oferece acomodações privativas para os moradores dentro de um complexo maior, que inclui áreas comuns, serviços e espaços ao ar livre, formando uma comunidade de apoio integrada.
O abrigo acolhe cerca de 260 ex-moradores de rua por estadias de 3 a 6 meses, oferecendo um espaço seguro para recuperação e transição para uma moradia estável. O local foi projetado para equilibrar privacidade e convivência comunitária, com a maioria das unidades de descanso contando com banheiros privativos. Para os que não têm essa comodidade, há unidades sem banheiro com acesso a cabines individuais de chuveiros e sanitários em módulos compartilhados. Outros módulos pré-fabricados reúnem escritórios e salas de reunião para a equipe de apoio e segurança, além de depósitos para pertences dos residentes, áreas de manutenção, lavanderias, clínicas médicas e espaços de descanso e sanitários para os funcionários.
Uma estrutura abriga duas grandes salas comunitárias, enquanto a outra serve como refeitório com uma cozinha industrial anexa, que atenderá todas as unidades da operadora na região e oferecerá capacitação aos residentes para futuras oportunidades de trabalho na área de culinária. Portas de garagem conectam esses amplos espaços às praças ajardinadas externas, ampliando as áreas de convivência e integrando os ambientes interno e externo. A eficiência obtida com a fabricação dos demais módulos fora do local permitiu que essas estruturas fossem construídas de forma tradicional, sem comprometer o cronograma geral do projeto, que foi concluído em pouco mais de um ano.
Os moradores precisam de um espaço seguro e privativo, onde possam guardar seus pertences com tranquilidade e acordar em um ambiente sereno. Ao mesmo tempo, são incentivados a passar tempo fora de seus quartos, interagindo com outros residentes, assistentes sociais e funcionários. Para isso, o abrigo oferece uma variedade de áreas ao ar livre, que vão de espaços tranquilos e reservados a ambientes abertos e públicos, permitindo que cada pessoa encontre um local onde se sinta à vontade. Com exceção de duas estruturas maiores dedicadas a salas de convivência e refeitório, todos os edifícios são compostos por módulos pré-fabricados. Enquanto esses módulos eram produzidos em fábrica, o terreno de 1 hectare recebia nivelamento, instalação de utilidades e fundações, otimizando o cronograma e permitindo que a construção fosse realizada de forma econômica, a um custo aproximado de US$ 240 mil por unidade.