-
Arquitetos: Atelier Liu Yuyang Architects
- Área: 4380 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Yuan Xu
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está localizado ao norte da Longyuan Road, próximo ao portão sul do Longyuan Park, em uma área complexa: ao norte, fica o Rio Longgang; ao sul, limita-se com os densos "edifícios de aperto de mãos", típicos das vilas urbanas de Shenzhen; a oeste, está o arco de entrada do parque; e a leste, conecta-se a um corredor estreito do parque. Atualmente, o local é um estacionamento. Com o crescimento da cidade e o avanço do Projeto Bitao, há uma necessidade urgente de um edifício multifuncional que integre serviços ao cidadão, educação pública e a exibição da engenharia do Bitao.
O arquiteto responsável, Sr. Liu Yuyang, concentrou-se na continuidade histórica e no potencial futuro durante as inspeções do local, identificando o espírito único do lugar (genius loci). A partir disso, ele extraiu três conceitos-chave: "rocha", "árvore de figueira" e "encosta de grama". A "rocha" representa o elemento geológico natural presente no local há milênios, a "árvore de figueira" simboliza o respeito pela natureza, e a "encosta de grama" reflete a variação do terreno, oferecendo oportunidades para interação com a água, enquanto encarna uma postura arquitetônica que atende aos cidadãos e reflete as características culturais locais de Longgang.
O projeto amplia as fronteiras espaciais e as formas de circulação por meio de espaços multifuncionais em camadas, criando caminhos diversos. Os visitantes podem escolher livremente suas rotas e formas de acesso ao edifício: caminhar pelos corredores públicos sob os beirais, descer pela Courtyard da Rocha até o calçadão à beira-mar, ou seguir por um longo corredor até o Arco de Longyuan. O Rio Longgang, que sofre flutuações sazonais no nível da água, transborda na estação chuvosa e recua na estação seca.
Para refletir essa dinâmica, o projeto rompe com o conceito tradicional de andares, definindo níveis distintos com base nos níveis máximos da água, utilizando elevações de 29,5m, 32,5m, 34m e 37m para diferenciar os pisos. Na elevação de 29,5m, são criadas plataformas de paisagismo em diferentes alturas, que representam os níveis da água ao longo do ano.
Durante uma possível (mas não muito provável) inundação, barreiras de proteção contra alagamentos, ocultas sob o solo, se erguem e se travam no lugar, evitando o refluxo da água do rio. Esse sistema faz parte da exposição e da educação pública no Pavilhão Bitao. O edifício é dividido em três seções principais: exposição (educação pública), escritório (centro de comando) e alimentação leve (livraria), atendendo às necessidades funcionais e, ao mesmo tempo, harmonizando-se com o espírito do local.