-
Arquitetos: Duoitancay Concept
- Área: 436 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Quang Tran
"Sopro do vento" - Em meio às multidões, ao trânsito movimentado, no agito do trabalho diário, cada um de nós encontra um lugar para compartilhar nossa felicidade ou tristeza com familiares ou amigos, o restaurante Baba Yaga é o local ideal para confiar essas emoções e deixar toda a confusão e tristezas para trás.
O projeto possui um estilo arquitetônico harmonioso e puro, com formas impressionantes, entrelaçadas com o verde das árvores. Pode-se dizer que o restaurante Baba Yaga é um destaque impressionante na interseção das principais artérias e ruas pedonais da cidade de Da Nang, Vietnã. Isso é resultado do respeito, da combinação harmoniosa de fatores: Pessoas - Natureza - Arquitetura. Com uma alta vocação artística, amor pelas árvores e grande sensibilidade, o Investidor deseja renovar a edificação de estrutura metálica pré-fabricada criando um restaurante que expõe todos os detalhes, otimizando usos e custos.
As funções estão organizadas de forma clara e coerente. O 1º nível possui um espaço aberto, criando proximidade entre os clientes e as pessoas na rua. O 2º nível é organizado com 4 salas de recepção separadas e com diferentes capacidades. Além disso, cria-se um "restaurante romântico", onde os clientes têm a vista do bairro, do rio e das pontes. No meio do restaurante há um grande espaço aberto, com árvores criando uma conexão entre os andares e proporcionando a circulação do ar.
O projeto possui duas laterais principais, oeste e sul, respectivamente. Para minimizar a luz solar, o arquiteto revestiu o volume com uma camada de materiais reciclados que dialogam com a natureza, garantem ventilação e economizam energia.
Reutilizou-se a estrutura existente e criou-se uma camada de cobertura com árvores de Acácia ao longo do lado aberto do restaurante, tornando o projeto mais privado e especialmente entrelaçado com grandes árvores que ajudam a reduzir ruídos, poeira da rua e impactos climáticos.
O projeto utiliza, portanto, materiais reciclados, rústicos e ecológicos como árvores, coberturas de madeira e pilares de madeira reciclados.