-
Arquitetos: MasConceptual
- Área: 480 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Maia Astrid Croizet
-
Fabricantes: Ariston, CG, GROWATT, LIFECYCLE, Rotoplas
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma grande laje de concreto abriga o programa no térreo, protegendo todas as aberturas que se abrem para o terreno, voltadas para o sul, com grandes beirais. Ao mesmo tempo, recua nas fachadas norte para permitir a entrada de luz solar. Um pátio na fachada nordeste facilita a entrada de luz pela manhã na cozinha e, após o meio-dia, na área social. Pilares de concreto aparente garantem privacidade a este espaço descoberto e permitem a ventilação. Uma dupla altura na frente facilita a iluminação no espaço público à tarde. Os dormitórios filtram o sol e as vistas externas, protegidos com um sistema de brises.
Somente um volume está acima da grande laje de concreto, ficando à mercê das intempéries, abrigando o ateliê com vistas para o espaço público. Para revestir este volume, foi escolhido o aço corten, material que, por sua composição, faz da oxidação sua maior virtude, mudando de cor e evidenciando o passar do tempo. Este volume continua no térreo com um revestimento de madeira plástica, seguindo a mesma gama cromática, mas sendo este mais quente ao toque e protegido pela laje.
O principal desafio que este projeto enfrentou foi maximizar o aproveitamento do terreno e sua conexão com a residência, criando situações de entrada de luz solar sem comprometer a privacidade, especialmente considerando que a orientação norte coincide com a fachada frontal.
O projeto se desenvolve em 3 faixas programáticas perpendiculares ao bulevar, escalonadas para facilitar a conexão direta entre os ambientes com o pátio principal e para se adaptar à forma curva do terreno.
Os usos privativos estão situados de frente para a rua menos movimentada. A área pública, com a cozinha como única protagonista, ocupa uma posição central. O setor social é vinculado diretamente a esta última área e se distancia do setor privado pela possível simultaneidade de usos tão distintos. A garagem foi posicionada estrategicamente na esquina, fechando a morfologia e mantendo-se equidistante de todos os programas. Um último volume monolítico de concreto, que abriga o ateliê e o subsolo, está situado ao lado do bulevar, marcando o perímetro do terreno e proporcionando privacidade ao pátio principal.
A casa conta com dois acessos cobertos: um principal, com um hall de dupla altura, que se conecta com os dormitórios e a cozinha; e um secundário, chamado "acesso social", conectado diretamente à cozinha e à churrasqueira através de um pátio, permitindo uma conexão independente entre a rua e este último.
Entendemos que criar uma arquitetura eficiente implica prioritariamente proporcionar um adequado isolamento térmico e estabelecer uma boa orientação. Posteriormente, deve-se adicionar o equipamento necessário para melhorar o consumo. A estas decisões se soma a seleção de materiais e detalhes técnicos da construção tradicional integrados ao projeto, como beirais, coberturas, caminhos perimetrais, entre outros. Estes elementos são utilizados para minimizar a manutenção, aumentar a resistência e reduzir o consumo ao longo de sua vida útil.