-
Arquitetos: Studio Bloco Arquitetura
- Área: 378 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Roberta Gewehr
-
Fabricantes: Belgotex , Chaos Group, Clima clen, Deca, Docol, MBLED, Personalite Vidros e Lapidações, Portinari, REHAU, Schneider Electric, Sonoff, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência, localizada no condomínio Horizon em Estância Velha/RS, foi projetada em três níveis para se adequar ao aclive do terreno. O volume inferior, semienterrado no lote, serve de base para o volume intermediário, onde se encontram as áreas social e de serviço. Sua cobertura gera um terraço de estar, perfeito para contemplar o pôr-do-sol, conectado ao volume mais alto, onde está a área íntima com 3 suítes, que têm acesso a um extenso terraço com uma vista privilegiada do entorno.
O acesso se dá pelo nível mais baixo, que abriga garagem para dois carros e depósitos. Subindo a escada, chega-se na área social da casa, de onde já se avista o pátio com piscina e a bela visual da paisagem circundante. As amplas esquadrias de vidro propiciam a união da sala de estar, jantar e cozinha com o exterior. Com essas porta-janelas completamente abertas, interior e exterior se dissolvem numa área única, tal sensação estimulada pelos tratamentos contínuos de piso e forro em ambos os lados da esquadria, além da janela alta na face oposta do estar, que gera um afastamento entre parede e teto e faz a casa parecer ainda mais aberta. Nesse pavimento, ainda estão a área de serviço, um lavabo e uma sala de estudos com brinquedoteca para o filho do casal, deixando reservada a área íntima somente para o último pavimento. A três suítes privativas têm acesso direto ao terraço instalado sobre a cobertura da área social, seja por suas porta-janelas, que permitem a máxima passagem de iluminação natural, ou por uma porta comum camuflada no revestimento de madeira da parede.
A materialidade da casa é formada pela pedra natural, o concreto, a madeira – presente no forro da área social e no revestimento da parede da área íntima voltada para o terraço – e, por fim, as superfícies pretas que amarram todas as texturas em um conjunto coeso.