-
Arquitetos: Territorio Estudio
- Área: 225 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Sandra Pereznieto
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto nasce de uma reflexão sobre como os espaços educativos devem ser concebidos atualmente. A partir dessa premissa, criamos um telhado sustentado por uma estrutura flexível, leve e aberta, que estabelece um diálogo entre as pessoas, a natureza e a arquitetura. O edifício se adapta às condições do terreno e integra os espaços internos e externos, dissolvendo suas fronteiras.
De maneira lúdica, a estrutura se abre completamente, permitindo a passagem do vento, a entrada da luz filtrada e uma relação mais próxima com a paisagem. A altura do telhado garante um volume de ar suficiente para regular a temperatura do edifício, enquanto minimiza o uso de materiais nas paredes e no telhado, reduzindo significativamente o impacto da construção no terreno. Os materiais utilizados são reciclados ou adquiridos na própria comunidade, fortalecendo a conexão entre os estudantes, o entorno e a paisagem, além de responder de forma adequada às condições estruturais e climáticas do local.
O processo de construção foi planejado para considerar as condições dos trabalhadores: o telhado é erguido primeiro, seguido pela construção das paredes e pisos, o que garante que eles trabalhem na sombra durante a maior parte do tempo. Nesse contexto, as treliças de madeira do telhado foram pré-fabricadas à sombra e, depois, montadas sobre as vigas de metal.
O programa, tanto interno quanto externo, integra os alunos nos processos regenerativos realizados na área aberta da escola, como a zona úmida que trata a água, a horta comunitária, a compostagem e os currais de ovelhas e galinheiros, todos parte da proposta educativa. O corpo docente, em sua maioria da comunidade local, promoverá uma relação social mais estreita entre a população e o espaço.