-
Arquitetos: Architecture RIFF
- Área: 92 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Studio f/8
-
Fabricantes: Asian Paints, Fenesta, Hafele, Hybec, Jaquar, Kaff
Descrição enviada pela equipe de projeto. Country Blue é uma extensão e retrofit de uma edificação de 30 anos localizada em Maruthur South, uma vila remota no distrito de Nagapattinam, Índia. A extensão adiciona uma nova cozinha enquanto converte a existente em uma sala de jantar no térreo e adiciona um quarto com banheiro privativo no primeiro andar. Além dessas adições espaciais, a substituição do muro existente e terraplanagem também foram realizadas.
Após transitar pela região, decidimos que as tonalidades de azul seriam o ponto de partida para definirmos a materialidade da casa. Este toque de azul foi observado em alguns elementos que a casa já possuía, como uma porta antiga, uma cadeira de madeira que foi pintada de azul de forma incomum, etc.
A intenção principal era diminuir a diferença entre a antiga casa e a reforma. Manter a escada existente enquanto a protegemos das intempéries com um toldo foi um gesto que teve grande impacto arquitetônico na forma construída. A grade de metal cobrindo a escada cria uma unidade entre o existente e o novo. Para enfrentar o desafio de igualar o nível de acabamento do piso existente com a nova cozinha, foi introduzido um pátio interno que também traz bastante luz natural e atua como um buffer entre as estruturas. A introdução do pátio rompe a linearidade da casa e inunda o espaço com luz natural, melhorando também a ventilação.
A paleta de materiais é sutil, simples e econômica para preservar a atmosfera campestre da casa. Isso inclui pedra Kota, massa de parede pigmentada de azul, terracota, granito branco, juta e acabamentos básicos em tinta.
Múltiplos terraços no primeiro andar abrem os ambientes para as paisagens existentes ao redor da casa. A alta parede texturizada branca voltada para o leste se torna uma tela para as palmeiras projetarem sua sombra. A cama embutida no primeiro andar é resultado das vigas invertidas existentes no terraço. O quarto se abre para o norte e sul com varandas profundas que bloqueiam a luz solar direta e o brilho. Isso mantém o quarto aconchegante e suavemente iluminado ao longo do dia. Trata-se de uma casa no campo que reflete as influências regionais tendo o azul como sua cor de destaque.