-
Arquitetos: IMPLMNT architects
- Área: 4130 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Norbert Tukaj
-
Fabricantes: Artu, DELABIE, Duten, Hormann, Lamberts, Opinion Ciatti, Pedrali, Reckli, Ukmergės Gelžbetonis
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Museu Stasys, localizado em Panevėžys, Lituânia, na parte norte do centro da cidade, tem como objetivo principal impulsionar o desenvolvimento urbano, criando um ambiente público de alta qualidade que enriquece a área central. O projeto visa atender ao interesse público, promovendo a melhoria da qualidade de vida, além de incentivar a conscientização cultural e a expressão artística em um espaço democrático e comunitário. O museu também busca se estabelecer como referência em serviços públicos, oferecendo conteúdo e funcionalidade de excelência.
Para criar a estrutura do edifício, os arquitetos da IMPLMNT se inspiraram não apenas no contexto, mas também nas obras de Stasys Eidrigevičius, a quem o museu é dedicado. Nascido em 1949 no distrito de Panevėžys, Lituânia, Eidrigevičius é um artista interdisciplinar de renome mundial. O conceito para o resultado espacial é baseado em uma chave de três palavras, expressa pelo próprio artista em uma carta aberta aos arquitetos participantes do concurso: simplicidade, lógica e fantasia. A fantasia é refletida nos elementos presentes tanto no exterior quanto no interior do edifício, incorporando, assim, o "toque de Stasys Eidrigevičius" na construção.
Nas obras de Stasys Eidrigevičius, dois motivos principais são marcantes: a continuidade das linhas e formas, e a interação, conexão e transformação dos objetos. Com base nesses conceitos, as soluções projetadas foram fundamentadas em conexões e superfícies. O artista utiliza a metáfora como ferramenta de expressão, e, por isso, metáforas discretas também são incorporadas aos espaços do edifício. A orientação do edifício foi cuidadosamente planejada, criando uma disposição que organiza naturalmente um grande espaço público no lado sul do terreno. Neste espaço, encontra-se um volume dedicado a uma sala de cinema não comercial, uma função muito apreciada pela comunidade local. Antes da construção do museu, existia um cinema no terreno, que acabou se tornando parte da identidade do lugar. O cinema, portanto, é visto como um valor local, e essa função complementa de maneira significativa o novo objeto cultural.
O novo espaço público serve como uma ponte entre as ruas Krantas e Respublika, criando uma conexão de alta qualidade entre os centros de atração do oeste e o Lago Oxbow. Esse espaço é composto por duas áreas distintas: lazer ativo ao norte e um ambiente urbano criativo ao sul. As áreas externas abrigam uma exposição, um café e uma zona multifuncional para eventos, como cinema ao ar livre, concertos, performances e arte de rua. O edifício é dividido em diferentes funções: museu e salas de exposição ocupam dois andares, enquanto um andar é dedicado à educação e administração. O pequeno salão, que atualmente serve como entrada, será transformado na segunda fase em um espaço para exposições relacionadas à mídia. Em relação à estética do edifício, as fachadas possuem uma materialidade sóbria, utilizando dois tipos de concreto texturizado (padrões pontilhado e linear) e um sistema de fachada envidraçada.