-
Arquitetos: COVE Architectes
- Área: 280 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Charles Bouchaïb, Olivier Sabatier
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto teve como objetivo transformar uma antiga propriedade rural em uma casa familiar em Chamboirat, um pequeno vilarejo francês. Este celeiro com dois séculos de idade era um patrimônio agrícola comum nesta parte da França. Uma vez dentro, descobrimos o que tornava este lugar excepcional: paredes de pedra com 9 metros de altura, uma estrutura de madeira complexa e volumes fantásticos. Todo o espaço apresentava uma materialidade notável. Quando nosso cliente compartilhou conosco seu desejo de transformá-lo em um lar onde pudesse reunir sua família, concordamos que essa intervenção deveria, em primeiro lugar, respeitar o caráter distinto do lugar.
Para isso, priorizamos uma reabilitação cuidadosa e sutil, favorecendo a continuidade de sua construção em vez de ações disruptivas. É por isso que enfatizamos o uso de materiais locais minimamente processados e técnicas artesanais inspiradas na construção original da edificação há duzentos anos. As paredes foram, portanto, estabilizadas através de reparos seletivos utilizando pedras cortadas. A estrutura existente, preservada até os contrafortes, foi complementada por novas vigas de carvalho, caibros e tábuas, todos tratados para garantir uma aparência unificada entre as partes antigas e novas.
A substituição das telhas permitiu a integração do isolamento externo, tornando todos os elementos estruturais visíveis desde dentro. Uma laje de concreto de cânhamo foi instalada sobre um espaço de ventilação e combinada com revestimentos respiráveis (pedra natural e telhas de terracota), fazendo com que o piso não bloqueasse a umidade que anteriormente subia para as paredes da fachada. Uma vez secas, essas paredes de pedra foram revestidas com isolamento feito de cal e cânhamo e finalizadas com uma mistura de cal e areia. Isso resultou em paredes saudáveis que proporcionaram melhor conforto térmico no interior, ao mesmo tempo em que exibem uma superfície crua e quente.
Transformar esta edificação agrícola em um local confortável exigiu a criação de um grande espaço central onde toda a família pudesse se reunir. Portanto, removemos a parede do estábulo que dividia a área central em duas, permitindo a criação de um volume aberto que abrange os espaços compartilhados: cozinha, sala de jantar e sala de estar. Para conectar essa área com o jardim dos fundos, criamos uma grande abertura na fachada norte, espelhando o portão existente na fachada sul. Esta nova abertura foi construída com pedra cortada e grandes peças de carvalho maciço. Do lado de fora, as únicas modificações nas fachadas foram a adição de venezianas de madeira branca e janelas de carvalho, enquanto os revestimentos externos existentes e as pedras expostas foram intencionalmente mantidos como estavam. Uma série de ações direcionadas nos permitiu conferir ao volume longevidade e conforto sem trair sua natureza.