-
Arquitetos: Marchetti Bonetti+
- Área: 248 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Leonardo Finotti
Descrição enviada pela equipe de projeto. Neste refúgio no campo, a simplicidade da arquitetura exalta a casa sem competir com a exuberância do entorno. Arquitetura e natureza em harmonia. O projeto da casa foi desenvolvido com a intenção de criar uma forte conexão visual entre a edificação e o ambiente natural ao seu redor. Assim, o layout seguiu o princípio de não estabelecer uma definição clara de frente e fundos, permitindo que a casa ofereça vistas panorâmicas de todos os ângulos. Com janelas estrategicamente posicionadas, como as dos quartos e as bay windows, a paisagem externa tornou-se parte integrante da experiência vivida dentro da casa.
A inspiração principal foi a estética dos bangalôs escandinavos, de design simples e funcional, com espaços internos aconchegantes e totalmente conectados à paisagem. O objetivo era integrar a atmosfera escandinava ao ambiente natural e cultural da região da Serra catarinense, criando um espaço que reflete tanto a modernidade como o respeito pelo local. A materialidade foi abordada de forma sintética, com a telha sendo a protagonista em toda a arquitetura. Essa escolha reflete a busca de simplicidade e eficiência, alinhando-se com a visão de uma arquitetura harmoniosa com o projeto integral do condomínio onde a casa está inserida.
Nos interiores, para equilibrar as linhas limpas da arquitetura, a sala foi envolvida por painéis ripados de madeira com acabamento em tom cinza. Eles contribuíram para a unificação de móveis e criação de nichos ventilados, sendo um deles utilizado para adega e cervejeira. A mesma tonalidade de ripado foi estendida à área íntima, com a aplicação de molduras do tipo boiserie. A paleta de cores neutras e a adição de elementos de madeira contribuíram para proporcionar a sensação de aconchego desejável em casas serranas, com uma linguagem minimalista, contemporânea e sofisticada.