-
Arquitetos: dmarchitects
- Área: 277 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Paul Phan
-
Fabricantes: INAX, Nippon, Philips, Xingfa
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Introvertida 3x30 é uma residência privada, localizada em um terreno longo e estreito em uma área de alta densidade residencial na cidade de Vung Tau, Vietnã. Voltada para o sudoeste, para a rua movimentada, a casa atende ao desejo do proprietário de criar uma forma simples, funcionando como um refúgio privado em contraste com a agitação urbana, oferecendo tranquilidade, conforto e privacidade em meio ao tecido urbano denso. Ao mesmo tempo, foi projetada para se adaptar ao clima tropical úmido da região. em uma área residencial de alta densidade na cidade de Vung Tau, Vietnã. A casa está voltada para o sudoeste, na estrada de tráfego. Com a necessidade do proprietário de criar uma forma simples do edifício, desempenhando o papel de uma área privada em contraste com a agitada vida urbana. Garantindo tranquilidade, conforto e privacidade no denso tecido urbano. Por outro lado, adaptando-se ao clima tropical úmido da região.
Para resolver o desafio de um terreno longo e estreito, o arquiteto optou por dividir o espaço ao longo da casa, utilizando os ambientes comuns como um corredor de circulação que conecta as áreas privadas, evitando os longos corredores típicos das casas geminadas convencionais.
Após analisar os hábitos da família, o arquiteto posicionou os ambientes comuns e a cozinha no centro da casa, próximos à principal área de circulação e à claraboia. Isso permite que, a partir do espaço de convivência, os membros da família se conectem facilmente aos outros ambientes, criando uma ligação próxima entre eles.
O arquiteto propôs um projeto de casa em níveis, reduzindo a área do andar superior para aumentar a conectividade vertical e permitir que a luz natural penetre mais profundamente no edifício. Mesmo no andar superior, os moradores podem se comunicar facilmente. Além disso, a altura da sala de estar, da sala de jantar e da cozinha é 1,3 vezes maior que a dos quartos privados, garantindo mais conforto e melhor ventilação.
As claraboias no centro da casa foram divididas em pequenas seções para otimizar a iluminação e ventilação, enquanto reduzem a absorção de calor pelo vidro. O arquiteto também utilizou painéis de aço perfurado no design do elemento de circulação, ampliando a entrada de luz no interior do edifício.
Inspirada no telhado inclinado das casas tradicionais, a fachada do edifício apresenta um telhado de concreto que se estende do topo até o segundo andar, com aberturas para ventilação. Essa solução confere um visual simples, porém único, à casa, que é complementada por árvores verdes que formam uma camada de proteção, bloqueando a radiação térmica do oeste e garantindo maior privacidade ao proprietário.
O terraço no terceiro andar foi projetado de forma semi-fechada, reduzindo o calor, o ruído do tráfego e as vistas indesejadas, enquanto permanece aberto para o céu privado. Esse espaço pode ser um local de encontro para familiares e amigos ou servir para práticas de yoga e meditação. Hoje em dia, a casa vai além de um simples refúgio para as necessidades básicas; ela é um reflexo do mundo interior do proprietário, um espaço onde ele pode se conectar consigo mesmo e encontrar paz no meio do caos da vida urbana.