-
Arquitetos: Naghshan Co, Tech Faru
- Área: 1200 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Parham Taghioff
Descrição enviada pela equipe de projeto. No Irã, as oportunidades para arquitetos projetarem edifícios educacionais são frequentemente limitadas. Alguns anos atrás, uma estrutura de edifício esquelética foi concedida à Faculdade de Arquitetura para ser reestruturada de acordo com as necessidades futuras. Este edifício de dois andares, em forma de U, incluía um espaço subterrâneo. Visualizamos uma área central como um ambiente vital para a aprendizagem.
O Jardim de Aprendizagem foi projetado incorporando elementos da arquitetura iraniana, especificamente adaptados para uma escola de arquitetura. Durante a fase de construção, os alunos puderam observar os processos de planejamento e formação durante suas visitas repetidas, que serviram como uma experiência de sala de aula informal para eles.
Nosso foco principal na reconstrução e restauração do projeto foi reviver os espaços negligenciados e ausentes. Uma mudança significativa foi a conexão do andar subterrâneo ao jardim por meio de uma escada, que transformou os espaços anteriormente não utilizados em áreas funcionais para a faculdade. Essa adição proporcionou oportunidades para reuniões de alunos e conectou o andar subterrâneo à paisagem por meio de um pátio afundado.
Algumas características notáveis deste projeto incluem:
- Atenção aos padrões de comportamento dos usuários
- Uso de cores nos espaços de aprendizagem
- Incorporação de elementos da arquitetura iraniana, como molduras sobrepostas, transparência, reflexão e uma sensação de presença reminiscente de um jardim persa. Elementos como água, luz, vidro colorido, alpendres, pontes, escadas e colunas servem como memórias da arquitetura tradicional.
- Criação de um microclima: O espaço do átrio atua como um jardim de inverno durante os meses mais frios. Ao abrir as válvulas no verão, criamos um efeito de captura de vento, produzindo um ambiente semelhante a uma adega no andar inferior.