-
Arquitetos: Jacobsen Arquitetura
- Área: 800 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Fran Parente
Descrição enviada pela equipe de projeto. Do andar mais alto de um edifício em Nova Lima, no coração de Minas Gerais, revela-se uma vista deslumbrante. De um lado, as sinuosas montanhas da serra mineira, com sua natureza abundante. Do outro, a malha urbana da cidade se estendendo até o horizonte. É em meio a essa paisagem, repleta de relevos naturais e artificiais, que o projeto dessa cobertura se propõe a ser um oásis de tranquilidade para um jovem casal e seus dois filhos.
O programa do apartamento se distribui em dois pavimentos. O acesso é dado pelo pavimento inferior, onde uma grande tapeçaria de Norberto Nicola recebe o visitante que chega pelo hall social. À direita, uma extensa sala de estar e jantar integra-se com a paisagem ao fundo, enquadrada por longas janelas de vidro que percorrem toda a longitude do espaço e emolduram a paisagem. Um banco de pedra contorna todo o perímetro da janela.
Do outro lado, à esquerda, uma grande varanda se abre numa impressionante escala, com pé direito duplo. Uma cobertura em brises de madeira, pensada como proteção à incidência solar nos grandes painéis de vidro das janelas, envelopa e compõe o espaço. Uma piscina e uma área gourmet se estendem pela varanda, cuja vista se abre para a cidade e para a natureza além. Os mesmos brises que formam o pé direito duplo se tornam o forro que interliga todos os ambientes sociais. Painéis de laca cinza foram utilizados para mimetizar portas, armários de apoio e elevador, criando fluidez e consistência visual pelo apartamento. Ainda nesse pavimento, estão localizados também um escritório, uma adega e a cozinha, que se liga com a sala de jantar e com a área gourmet.
A escada, um dos elementos centrais do projeto, conecta delicadamente o pavimento inferior ao superior, coberta por brises de madeira no teto e nas paredes. Ao passar através dos rasgos, a luz vai criando sombras ritmadas que dançam ao longo do dia, em constante movimento.
No pavimento superior estão localizadas as áreas íntimas, com a suíte master, as suítes dos filhos, uma brinquedoteca e um home theater. Uma área de serviço é conectada diretamente com o pavimento inferior por uma escada que chega na circulação da cozinha. O mobiliário escolhido para compor o projeto é cheio de referências brasileiras e italianas, com nomes como Jorge Zalszupin, Claudia Moreira Salles e Roberto Lazzeroni, além de obras de arte de Vik Muniz, Daniel Senise e Laura Vinci.