-
Arquitetos: EGA Erik Giudice Architects
- Área: 962 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Olivier Martin Gambier
-
Fabricantes: Jousselin, LIGNO acoustic, Silvatone® Trio
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centre Paris Anim' Jean-Michel Martial, localizado no 18º distrito, faz parte de uma rede de centros culturais, educacionais e esportivos de Paris, voltada para os moradores locais, especialmente crianças e jovens. Resultado de uma proposta vencedora de concurso, o projeto consiste na construção de um novo edifício para substituir o centro existente. O projeto também inclui a reconfiguração das áreas esportivas externas. O novo centro desempenha um papel importante na renovação urbana da área e atua como ponto focal da comunidade, convidando os moradores a participar de uma ampla gama de atividades onde cultura, esporte e aprendizado convergem em uma única estrutura, envolvendo corpo e mente dos visitantes. Suas instalações incluem um estúdio de dança, espaços de oficina, um estúdio de música, uma sala de atividades multifuncional, um espaço para eventos com cozinha e um jardim pedagógico no terraço.
O edifício destaca-se como um volume mineral simples, mas sofisticado, em "branco parisiense". No denso e diversificado contexto urbano, a forma cúbica e a aparência simples e atemporal da fachada proporcionam uma presença serena. O design arquitetônico busca um equilíbrio delicado entre transparência e opacidade, consistência mineral e porosidade. O revestimento é feito em concreto branco, composto por grandes painéis jateados com um padrão circular que revela a textura subjacente. A fachada é pontuada por grandes aberturas estrategicamente posicionadas para maximizar a luz natural no interior do edifício e emoldurar vistas do contexto, despertando curiosidade ao ocultar e revelar simultaneamente as atividades internas. A intimidade dos espaços internos é calibrada pela transparência variável do envelope. Na frente das grandes janelas, painéis de metal perfurado ecoam a estética circular da fachada, fornecendo proteção solar e permitindo ventilação natural, pois as janelas podem ser abertas com segurança. A entrada possui um revestimento de madeira com um padrão vertical de ripas de carvalho maciço, criando uma atmosfera acolhedora que se estende pelo interior do edifício. Painéis acústicos nas paredes, com sulcos verticais de madeira, e tetos de lã de madeira harmonizam-se com as paredes de concreto bruto.
Os interiores espaçosos possuem generosa altura de pé-direito e oferecem múltiplos espaços de atividade. Um sistema compacto de circulação, organizado em torno de uma grande escadaria, distribui as funções pelos quatro andares do edifício: o piso inferior abriga o estúdio de música; o térreo conta com o saguão de entrada, sala de atividades para jovens, cozinha e espaço para eventos, área de recepção e escritórios; enquanto o primeiro andar é dedicado a oficinas de arte e digital e ao estúdio de dança. No terraço, um “jardim secreto” oferece um tranquilo espaço verde no coração da cidade. Este jardim conecta os visitantes à natureza por meio de atividades educacionais, promovendo uma maior compreensão da importância da preservação ambiental e da biodiversidade. Ao redor do edifício, novas áreas esportivas complementam a gama de atividades educacionais e recreativas. Por meio de soluções arquitetônicas simples, porém essenciais, o edifício oferece um espaço comunitário atraente, robusto e flexível, com uso mínimo de recursos naturais. O Centre Paris Anim serve como uma "sala de estar" pública, atuando como um ponto de encontro social e cultural para o bairro.