-
Arquitetos: ARCHITECTS OFFICE
- Área: 420 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:André Klotz
Descrição enviada pela equipe de projeto. Numa cidade movimentada e dinâmica, onde o espaço é precioso e cada metro quadrado tem um valor elevado nas regiões mais nobres, um casal opta por morar em um apartamento de 420m2 dentro de um edifício de inspiração Haussmaniana do final dos anos 1970, em pleno Jardins em São Paulo. Esta é uma habitação excêntrica e não convencional, onde há um espaço de vida e de contemplação com estética fortemente presente. Entrar em um apartamento assim é como adentrar em uma galeria no momento em que a luz do sol atravessa as janelas altas, lançando sombras suaves sobre peças meticulosamente selecionadas. Cada objeto e cada peça de mobiliário são colocados sempre com uma intenção, como se na casa fizesse parte uma conversa contínua entre o design, a arquitetura e seus moradores. Aqui, o ato mundano torna-se uma experiência do sublime; viver poeticamente para este casal é se rodear de peças autorais de beleza e significado. O conceito não é tão novo assim, mas a sua ressonância é particularmente atual. Em oposição ao excesso e ao descartável, sussurra um tempo em que os objetos são feitos com cuidado, destinados a apreciação e transmitidos de geração em geração como vínculo cultural.
Quem assina o projeto de interior design é o escritório ARCHITECTS OFFICE, do francês Gregory Bousquet, residente no Brasil há 24 anos. Greg, como é conhecido por seus clientes, se vale da sua visão peculiar de unir os dois mundos, aparentemente dicotômicos: a natureza e a organicidade – fortemente presentes no Brasil, refletindo em cores e texturas e no uso de pedras naturais e da madeira em objetos e revestimentos – somados ao o rigor europeu na percepção do espaço e do projeto, sempre a partir de uma folha em branco, explorando um contexto inédito e um encontro novo a se descobrir. Ambientes que inspiram, cadeiras que embalam não apenas o corpo, mas o espírito, mesas que convidam ao trabalho e à admiração, o diálogo entre o vintage e o contemporâneo são marcas registradas do projeto. Há uma lentidão deliberada, um silêncio, o convite à pausa, à consideração, ao envolvimento com o espaço em nível profundo. Para o casal, fazer esta escolha, requer uma certa atenção plena, uma vontade de se envolver com o que os rodeia de uma forma que seja ao mesmo tempo íntima e profunda. É uma rejeição do efêmero em favor do habitar atemporal.
Funcionalidades e Conforto - O projeto incluiu um home office, uma sala de cinema com projeto audiovisual de alta qualidade, além de sala de jantar, estar e uma sala de vinho. Todas essas áreas foram dispostas de maneira dinâmica, facilitando a interação com amigos e familiares. Desafios Técnicos e Soluções Criativas - Entre os maiores desafios técnicos do projeto estão a implementação de um sistema de ar-condicionado dutado e de um projeto de iluminação eficiente, sem a utilização de forro de gesso. Para manter o pé direito original, toda a iluminação indireta foi integrada às paredes. As instalações de ar-condicionado foram habilmente ocultadas dentro das sancas decorativas, mantendo a estética ampla e clássica do apartamento, sem abrir mão do conforto ambiental necessário para o casal. O Apartamento Galeria é uma síntese perfeita entre tradição e contemporâneo, onde o interior design cumpriu um papel fundamental ao aliar estética e funcionalidade. O resultado é um espaço que não apenas reflete a personalidade dos moradores, mas também proporciona um ambiente adaptado às suas necessidades cotidianas e sociais, demonstrando que o respeito às características arquitetônicas originais pode conviver em harmonia com inovações contemporâneas. Interior Design e Curadoria - Ao chegar na galeria de recepção, o hall privativo distribui a circulação permitindo três direções, sendo duas delas opostas – rumo à cozinha e à sala de jantar ou à área íntima –, e uma passagem para a área de estar avarandada. À direita foi mantido um espaço de chapelaria toda revestida em madeira maciça para acomodar casacos e guarda-chuvas. Para o espaço de Bar foi desenhado um anexo servido do aparador Wyllis, de Arthur Casas (Etel), além de duas poltronas Tre Pezzi, da Cassina, carrinho de chá Tapioca do designer Adalfan Filho (+55 Design) e mesa de apoio para drinks Tromso, da Wooding. O Castiçal Tri, da Dpot Objeto, e a luminária Skygarden (Dimlux) acentuam os traços expositivos.
A mesa Amorfa, de Arthur Casas para a Micasa, é a protagonista da sala de jantar ladeada pelas poltronas Sênior, em estofamento verde escuro, da Etel, desenhadas por Jorge Zalszupin. Sobre ela, o pendente em metal preto e globos em vidro leitoso by Astep, também da Micasa. Na sala de estar, o sofá Standard, da Edra (Firmacasa), faz composição com as poltronas Artik, da Baxter (Casual), e com a Ribbon, do designer Pierre Paulin, que especialmente para o Apartamento Galeria ganha acabamento em tecido amarelo queimado. Há ainda as mesas Apollo, de Leo Lague, para Micasa. Na varanda, a poltrona Spun, da Firmacasa, em tonalidade roxa, dialoga com a poltrona Raviolo, da Magis. Seguindo para a ala esquerda, está situado o espaço de home office equipado com sofá Floe Insel l, da Patricia Urquiola, e TV, que também pode ser visualizada por quem está sentado à mesa em mármore do Estúdio Rain – que ganha a funcionalidade de escrivaninha, posicionada próxima à janela da fachada frontal do edifício. O ambiente conta ainda com luminária pendente em papel japonês Tekiò Circular, do arquivo Santa&Cole (Fas Iluminação) e as poltronas Presidencial e Cubo, ambas de Zalszupin (Etel). A marcenaria do painel da TV, desenhado cuidadosamente e exclusivamente pelo time da ARCHITECTS OFFICE, utiliza pau ferro para uma tonalidade contrastante.
A sala de TV fica na área íntima que dá acesso aos dois dormitórios e à suíte do casal. O conforto é garantido pelo sofá Pillow, do Estúdio Bola, que ganha a companhia do armário em madeira com detalhes em boiserie, que já pertencia aos proprietários e agora passa a contar com portas de vidro canelado. Já a suíte equivale a quase 25% da metragem do apartamento, composta por uma ante sala, dois closets e dois banheiros. Nos banheiros foram mantidos o acabamento em mármore italiano no piso, paredes e bancadas. O teto das áreas de banho trazem abóbadas lisas que omitem a junção com as paredes. Peças decorativas complementam a estética proposta. Patricia Urquiola é a designer da cama Redondo do casal, estofada em azul. As mesas de cabeceira são a Tempo, da Olho, a Pétala (Etel) e Metal Side, da Vitra. Há ainda duas poltronas da Micasa, a Sesann e a Reversível, respectivamente revestidas em couro preto e tecido off white. Destaque também para o lavabo revestido de papel de parede pintado à mão, feito especialmente para esse projeto, com desenhos de espécies de fauna e flora brasileiras da artista Nathalie Morhange.