- Área: 4182 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Shan Liang
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto começa com uma árvore que só existe em contos de fadas e desenhos animados. Nela, as crianças sobem, descem e se olham. Elas têm a chance de explorar diferentes "cavernas" na árvore, sentar em galhos e conversar sobre o mundo que descobrem. As cavernas são a forma mais primitiva de arquitetura e a maneira mais inocente para as crianças perceberem o espaço. Queremos que este seja o lugar onde os sonhos das crianças começam.
O átrio iluminado pelo sol, com sua superfície curva envolvendo as crianças, é o centro do espaço e o ponto de partida para a exploração. A textura e a forma do átrio são projetadas em uma combinação suavemente curva para que pareça um vale. A madeira, traz aconchego a cada toque. Cavernas de diferentes tamanhos e formas são ideias para descobrir coisas divertidas. Os corredores, que conectam o átrio e as salas funcionais, criam mais surpresas para as crianças, além disso, também servem como uma camada de amortecimento e ligação entre os ambientes, assim como "ramificações" de acordo com a "Grande Árvore".
É muito provável encontrar crianças espiando pelos buracos das cavernas. Para elas, é mais importante ter esse pequeno mundo para explorar por conta própria do que uma experiência arquitetônica simbólica e organizada. A entrada cavernosa do salão multifuncional é intercalada com o átrio e os caminhos para inspirar as crianças a explorar. O espaço da sala de aula é um quadrado sem divisões, pintado com uma cor de cinza quente de baixa saturação. Esperamos que esse "espaço em branco" proporcione tantas possibilidades quanto inspire a liberdade para as crianças organizarem suas salas de aula.
De uma árvore a um espaço dos sonhos. Embora os adultos não consigam mais olhar o mundo com "olhos de criança", eles estão dispostos a criar espaços para que as crianças se tornem o que imaginam ser, e esse projeto é exemplo disso.