-
Arquitetos: Quadrat Estudio
- Área: 110 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Mariela Apollonio
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um apartamento não utilizado há 50 anos, situado em um edifício de esquina no bairro de Ruzafa na cidade de Valência, Espanha. Uma distribuição obsoleta e excessivamente compartimentada que privava a habitação de qualidade espacial e luz natural. Uma oportunidade.
O espaço se desnuda, eliminando paredes, revestimentos, forros falsos em mau estado, aflorando assim a estrutura original. Na entrada, situam-se as áreas comuns pelas quais se acessa o restante dos cômodos. O uso da tradicional persiana delimita o âmbito público da habitação e, além de resolver os diferentes alinhamentos existentes no espaço central, proporciona flexibilidade e confere o grau de intimidade necessário a cada espaço.
A cor branca predomina, destacando a riqueza espacial e as texturas dos diferentes materiais. O piso de madeira percorre toda a habitação, exceto nas áreas úmidas, onde se recupera o ladrilho hidráulico original.
A orientação sudoeste da fachada principal garante ganhos térmicos no inverno. No verão, por sua vez, as janelas são protegidas com persianas externas ao mesmo tempo em que permitem a ventilação cruzada tão necessária nessas zonas do Mediterrâneo. As persianas internas também são de grande importância, pois permitem conservar a privacidade visual sem impedir a circulação e renovação do ar em cada cômodo.