-
Arquitetos: As Arquitectura + Diseño
- Área: 553 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Tamara Uribe
Descrição enviada pela equipe de projeto. Tulum 21 é uma casa de veraneio situada na praia de San Benito, em Yucatán, México. Nosso trabalho se desenvolveu em três etapas: o projeto arquitetônico, o design de interiores e, posteriormente, a ampliação de uma área coberta na zona mais próxima do mar.
O projeto se inspira nas casas tradicionais do Caribe mexicano, que apresentam telhados de palha, janelas de madeira e muros de pedra. Buscando o aproveitamento do terreno estreito, a casa adota um esquema em "C" que envolve um pátio central, permitindo que todas as áreas desfrutem de vistas para o mar. Este pátio atua como um "buffer" entre as zonas privadas e públicas, enquanto as áreas de serviço se integram lateralmente em um bloco mais fechado.
A varanda e a piscina foram projetadas para serem as principais áreas de convivência, onde os usuários podem desfrutar do ambiente costeiro. A forma curva e a leve inclinação da piscina recriam a conexão com o mar, convidando ao relaxamento.
O aproveitamento da vegetação existente teve um papel importante para mimetizar o projeto ao entorno por meio de pátios que facilitam a transição entre os espaços, criando uma conexão do interior com o exterior. A permeabilidade no projeto cria sensações de amplitude e conexão com a natureza. Além disso, devido à disposição dos espaços, estabelece-se uma divisão sutil entre as áreas públicas, privadas e de serviço. O design interior foi pensado com elementos rústicos que ressaltam a naturalidade dos materiais utilizados tanto no mobiliário quanto nos elementos de decoração orgânicos, através do uso de têxteis naturais e diferentes tipos de madeiras tratadas para preservar por mais tempo suas qualidades.
Foram empregados sistemas construtivos tradicionais e materiais da região, como a madeira e palha, muros rebocados com cimento aparente e chukum, decks, portas e janelas com veneziana, vigas e pilares de madeira resistente da região, assim como muros de pedra local. Esta seleção de materiais, combinada com o design de interiores, alcança uma fusão harmônica entre o tradicional e o contemporâneo.
A ampliação da área externa responde à necessidade do proprietário de um espaço multiuso próximo ao mar, ideal para contemplar a paisagem costeira, assim como para praticar ioga e relaxar.
A proposta foi gerar um espaço composto por dois elementos independentes que não se tocam e que, em conjunto, criam espacialidade e proteção, assim como vistas para o entorno, resultando em uma plataforma retangular com uma estrutura de pilares de concreto e um deck de madeira, elevado do terreno para permitir a passagem natural da vegetação por baixo. Além disso, destaca-se a cobertura, que se abre para os 4 pontos cardeais, alcançando as vistas desejadas e oferecendo áreas sombreadas durante o dia com sua estrutura de palha em uma planta octogonal de 8 águas assentadas em 4 pontos diretamente sobre o terreno.