-
Arquitetos: RA!
-
Fotografias:Ariadna Polo
Descrição enviada pela equipe de projeto. Wabi é um complexo habitacional imerso na selva, mesclado em seu entorno selvagem. Promovida pela Namus, uma empresa investidora com sede em Tulum, México, especializada em projetos boutique, e desenhada pelo escritório RA!, esta edificação, composta por escadas e terraços, cria espaços que, com o tempo, parecem devolver sua essência à natureza. O projeto busca reinterpretar a passagem do tempo através da estética das ruínas.
O escalonamento dos volumes, que se retrai em direção ao céu, invoca os antigos assentamentos que algum dia margeavam a região, provocando uma organização que proporciona luz e ventilação de forma regular a cada bloco.
Os terraços estão contidos por floreiras perimetrais que envolvem a fachada com vegetação, provocando a sensação de que a natureza está se reapropriando do espaço.
No interior, um grande pátio fragmentado gera espaços para os 15 apartamentos que se posicionam em três níveis, cada nível com terraços e caminhos que são descobertos em percursos sinuosos, culminando na área semi-pública da piscina e nos espaços recreativos.
Cada nível é favorecido com diferentes características: o térreo com amplos jardins e piscinas, o primeiro nível com terraços e jacuzzis, e o segundo com terraços e jardins no telhado que orientam as vistas para as copas das árvores.
A materialidade é gerada por texturas locais, como a pedra na base da edificação e o chukum nos níveis superiores. Os tons neutros permitem que a selva desempenhe um papel importante nas paredes e lajes, convidando a vegetação a ser parte intrínseca da arquitetura.