-
Arquitetos: Advanced Architecture Lab, Wiki World
- Área: 80 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Yanjun Pan, Arch-Exist
-
Fabricantes: Rothoblaas, Isoplam
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está situado na Wuhan Ganlushan Culture Creativity City, um extenso complexo cultural e turístico no formato "gelo e neve+", desenvolvido pelo Wuhan Urban Construction Group. Este marco representa nossa primeira experiência fora do ambiente selvagem, integrando-nos a um projeto cultural e turístico de grande porte. Mesmo nesse novo contexto, buscamos criar uma experiência de isolamento do mundo. Para isso, em parceria com o cliente e a comunidade, lançamos o "Plano de Vida na Ilha", que propõe a criação de uma série de cabanas em ilhas, explorando novas formas de conexão com a natureza. A "Oasis Cabin", primeira cabana concluída pela Wiki World, é parte desse plano de co-construção com a natureza.
Um oásis para as férias. O projeto está situado em um pequeno ilhote no meio de um lago, tão diminuto que parece feito sob medida para abrigar apenas uma cabana. Dada a proximidade com as atividades ao redor, concebemos a cabana como um espaço introspectivo, que integra a ilha de forma harmoniosa. Atendendo ao desejo do cliente de uma casa que não chamasse atenção de forma abrupta, revestimos a construção com uma fachada verde e pura, criando um verdadeiro oásis de férias.
O Oásis ocupa quase toda a extensão da ilha. Ele foi concebido como um refúgio que remete à ideia de que cada pessoa tem seu próprio oásis na mente. Com um design que lembra um castelo em miniatura, o acesso se dá por um cais que leva a um pátio interno. A cabana possui dois quartos e uma sala de estar conectados por um corredor estreito, criando um pequeno reino verde e exclusivo, perfeitamente integrado à natureza da ilha. O projeto inclui ainda um pátio privativo e espaços ocultos que adicionam um toque de mistério. Da ampla varanda, é possível apreciar as águas tranquilas do lago ou o céu estrelado, oferecendo um retiro sereno e único.
Chegar ao Oásis é parte da experiência, começando com uma travessia em um pequeno barco de madeira. O refúgio conta com um cais privativo, que serve como ponto para pesca e é o único espaço voltado para o exterior. A partir do cais, um corredor estreito conduz ao ambiente introspectivo e privativo do Oásis. Os corredores, integrados às paredes externas, conectam os dois quartos, a sala de estar e o banheiro. Cada espaço funcional foi projetado como uma pequena casa independente, equipada com teto de vidro e janelas do chão ao teto, proporcionando luminosidade e conexão com o exterior sem comprometer a privacidade. Metade da área é dedicada a um pátio interno, e na lateral voltada para o lago, criamos uma vista emoldurada que valoriza o cenário. Esse espaço também funciona como área multifuncional, ideal para fogueiras, pesca e encontros, celebrando a beleza natural e a tranquilidade da vida na ilha.
O edifício inteiro foi construído com madeira laminada, e cada componente irregular e junção foi projetado e personalizado por meio de tecnologia digital, permitindo uma construção 100% pré-fabricada. A identidade do cliente como artista nos levou a entender essa cabana como uma verdadeira obra de arte na natureza, um contêiner verde feito de madeira. Não existe uma única maneira de viver; cada pessoa quer que sua casa reflita sua própria visão de vida. Para a artista, essa casa no meio da natureza é, provavelmente, também uma parte de sua visão artística.
A Wiki World segue o conceito de construção natural, preservando todas as árvores do local e mantendo o caminho e a textura originais da floresta e das terras agrícolas. As cabanas são estruturas de madeira pré-fabricadas, desenvolvidas internamente, e montadas pela equipe junto com o usuário. A Oasis Cabin atende à expectativa do cliente de viver isolado, acessível apenas por barco, tornando a chegada um processo misterioso e desafiador. A cabana, com sua fachada verde e pura, cria uma sensação de imersão, quase como um transe. Aqui, os únicos sons são o vento, os pássaros e os insetos. À noite, você pode cortar madeira e acender uma fogueira por conta própria. Pode andar descalço tanto dentro quanto fora da cabana. Talvez você não queira partir, pois deixar esse lugar significa uma longa jornada de volta ao barulho do mundo.
Wiki World - Construa Pequeno, Sonhe Grande. A Wiki World se dedica a retornar à vida natural por meio da construção sustentável. A cabana continua esse experimento de casas selvagens, rompendo com as convenções do tamanho e focando na relação entre comportamento humano e o ambiente. A resposta espacial precisa estar distante da experiência cotidiana, até mesmo um pouco obsessiva. O "pequeno" nos aproxima dos materiais, despertando uma maior sensibilidade. Agora que estamos na floresta, vamos passar um dia descalços, ouvindo o som das folhas secas sendo esmagadas no terraço.
Construir Naturalmente. Edifícios naturais podem ser construídos como Lego. Pequenas cabanas, semelhantes a blocos de construção, foram dispostas pela floresta. Mantivemos a técnica original de construção com madeira selvagem, queimando à mão a fachada das tábuas de madeira carbonizada. As cabanas são conectadas por pequenos componentes metálicos, que podem ser montados e desmontados repetidamente. Nosso objetivo é criar uma relação harmônica entre as cabanas e o ambiente natural, sem o uso de paredes ou paisagens artificiais. Cada cabana de madeira é elevada do solo, deixando a natureza como o principal envoltório.