-
Arquitetos: Studio YUDA
- Área: 199 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Songkai Liu
-
Fabricantes: Canhao, Hezuoshe, Jialanworks
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Jardim Botânico Wildgreen é um espaço que destaca a natureza e a beleza selvagem, com o objetivo de apresentar e proteger diversas plantas nativas, enquanto oferece uma área de oficinas e educação ambiental. O projeto se inspira na beleza e no charme da paisagem primitiva ao redor de Jinshanling, China, enfatizando uma estética rústica e discreta.
A arquitetura e os espaços interiores foram projetados para se integrar perfeitamente aos ambientes naturais e construídos ao redor. A entrada original no lado norte foi deslocada para o lado do pátio. Um modesto caminho de concreto leva os visitantes da via principal até um pátio cercado por grandes pedras e plantas, passando por portas de vidro que conduzem ao interior.
O espaço de exposição no primeiro andar se desdobra em torno de um pátio central, com um layout aberto em forma de "U". Janelas generosamente dimensionadas do piso ao teto permitem que abundante luz natural preencha o interior, criando interações de luz e sombra com as plantas internas. O segundo andar apresenta um pé-direito mais alto, com muitas janelas e claraboias. Esta área serve principalmente como uma oficina para o Jardim Botânico Wildgreen, oferecendo aos visitantes espaços para atividades como cultivo de plantas e artesanato com elementos da natureza, promovendo a interação e enriquecendo os cenários funcionais do espaço.
O estilo de design e a expressão dos materiais visam a simplicidade e a naturalidade, com decoração mínima para destacar a textura e o charme rústico dos próprios materiais. O Jardim Botânico Wildgreen não é apenas um lugar para passear e aprender, mas também um ambiente para se conectar com a natureza.
Tanto os materiais exteriores quanto os interiores foram escolhidos por sua simplicidade e rusticidade, criando uma atmosfera tranquila com um charme ancestral. Pedra natural é utilizada no paisagismo para caminhos, bordas e elementos decorativos, proporcionando uma sensação sólida e natural. Concreto é usado nas áreas de oficina e exposição, oferecendo durabilidade e uma estética limpa e contemporânea que contrasta com os elementos naturais. Para a estrutura da edificação e o mobiliário, compensado e madeira recuperada são usados com o intuito de equilibrar a rusticidade do metal e da terra, adicionando calor e uma textura orgânica para realçar o ambiente natural.