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Arquitetos: ValletdeMartinis Architectes
- Área: 3781 m²
- Ano: 2023
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Fotografias:Charly Broyez
Descrição enviada pela equipe de projeto. Como uma peça de um quebra-cabeça, o planejamento do grupo escolar, composto por uma escola infantil, uma escola primária, um refeitório e um serviço de atividades recreativas sem alojamento, se encaixa em um terreno delimitado pelos Joncs Marins, o Jardim de Traverse, um conjunto de pequenas casas e algumas operações de habitação coletiva. Para se integrar a esse conjunto, foi necessário compreender o projeto urbano planejado para essa parte do eco-bairro, a fim de extrair sua essência: o grupo escolar é homogêneo, mas cada fachada é tratada de maneira independente, levando em consideração a direção para a qual o edifício se orienta. Assim, o que temos é a leitura de uma paisagem volumétrica e estratificada ao longo de todo o terreno, com, na fachada principal, na Avenida Jacqueline de Romilly, o surgimento de três volumes representando as três entidades do grupo escolar.
O envelope externo apresenta uma fachada com estrutura de madeira, com uma grade de espinha dorsal de madeira em uma base de concreto, para revelar a lógica estrutural do edifício. O uso de materiais naturais, em particular os diferentes usos de tijolos, tem o objetivo de obter um tratamento diferente da luz natural, dependendo da localização e da hora do dia, refletindo a espessura do envelope. Todo o complexo escolar está organizado em forma de pente em torno dos dois playgrounds, da cantina, das áreas comuns e do ALSH, no centro do terreno, separando o jardim de infância da escola primária. O jardim de infância fica apenas no primeiro andar, enquanto a escola primária fica em dois níveis: o primeiro andar para as áreas comuns e o térreo + 1 para todas as salas de aula e instalações para adultos. Dessa forma, as três entidades se tornam autônomas e fáceis de orientar, com cada sala ligada diretamente a um espaço externo: os dois playgrounds e um pátio central de 110 m². Um segundo pátio, menor, abre a sala de jantar do ensino fundamental para um exterior com muitas plantas.
Essa organização e a interação de volumes permitem que cada criança crie seu próprio local de aprendizado e espaço ao ar livre. O tratamento dos playgrounds foi, portanto, pensado em conjunto com a organização interna, para criar atmosferas diferentes para cada escola: um claustro para o jardim de infância, com circulação periférica, e a escola primária voltada para a floresta. O nível térreo (R+1), que inclui apenas a escola primária, dá acesso a amplos terraços plantados e a verdadeiros jardins educacionais com horta e viveiro, que representam um ativo ecológico ao reduzir o efeito de ilha de calor urbana.
Os banheiros do jardim de infância, que têm uma área menor do que as salas de aula, seguem o mesmo padrão de organização espacial, mas também incorporam um pequeno jardim ornamental, que cria um filtro de plantas entre o Jardin de Traverse e a área de descanso das crianças. Para aproveitar ao máximo o ambiente natural, optamos por orientar as salas de exercícios e de descanso diretamente para o Jardin de Traverse, proporcionando às crianças uma visão do mundo exterior e difundindo os raios solares durante todo o dia.
Tanto na parte interna quanto na externa, foram usados materiais naturais. Eles incluem tijolos de barro, madeira e isolamento acústico de fibra de madeira. O objetivo é criar um ambiente acolhedor e calmo para o desenvolvimento dos alunos. O uso de materiais naturais, como a madeira tratada em massa, oferece uma garantia de durabilidade que não é encontrada nos revestimentos. Os corredores são o meio pelo qual tanto os alunos quanto os adultos podem se sentir em casa na escola: cada corredor é generoso e forma uma interface entre a cidade e a escola; eles marcam um momento em que os alunos podem mostrar seus trabalhos aos pais. Para acessar as salas de aula, a circulação se dilata para criar um vestíbulo no vão das paredes de tijolos de barro. Com um banco de madeira e cabides, esse espaço permite que as crianças acrescentem seus primeiros nomes, promovendo a propriedade e a orientação. O armário se torna, então, um espaço de interação entre o interior e o exterior da sala de aula. Instalamos grandes molduras de vidro acima dos cabides para que adultos, professores e membros da equipe educacional possam sempre ver o que está acontecendo dentro da sala de aula. Assim, as salas de aula se beneficiam de uma luz natural mais difusa e de segundo dia durante todo o dia.