-
Arquitetos: LGA Architectural Partners
- Área: 910 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Eliot Wright
-
Fabricantes: Endicott, Inline Fibreglass Windows and Doors, Nexcem, ROCKWOOL
Descrição enviada pela equipe de projeto. A LGA foi contratada pela New Frontiers Aboriginal Residential Corporation (NFARC) para expandir seu conjunto habitacional de aluguel acessível na Coxwell Avenue, no leste de Toronto. Trabalhando em torno do prédio existente de 31 unidades, substituímos uma área de estacionamento subutilizada na parte de trás do terreno por uma adição independente de três andares, criando 12 novas unidades de um quarto a serem oferecidas a preços acessíveis.
Nosso principal objetivo era projetar um ambiente edificante, durável e de alta qualidade que transmitisse o prazer universal que muitas vezes falta nos projetos de moradias populares, de modo que nossa ampliação assume a forma familiar de um par de casas de tijolos. Maximizar o acesso à luz natural foi outra consideração importante que pesou muito em nosso processo de projeto. No lado sul, a profundidade das grandes varandas do piso superior e dos pátios do piso térreo oferece proteção contra o ganho de calor no verão, enquanto as varandas com ripas de madeira permeáveis à luz e as telas em forma de treliça sobre as janelas dos quartos permitem que a luz solar de inverno com ângulo baixo penetre profundamente nas unidades. As unidades do lado norte têm varandas menores, mas áreas internas um pouco maiores - 54,4 m² contra 51,8 m² das unidades voltadas para o sul - com grandes janelas voltadas para um parkette ajardinado. As varandas voltadas para o norte estão posicionadas de modo a proporcionar acesso ideal à luz direta do final da tarde no verão. Embora a adição seja independente, uma passarela interna conecta os moradores diretamente com o edifício vizinho para acessar as comodidades e os espaços públicos compartilhados.
Nosso edifício foi modelado em termos de energia para obter uma redução de 28% no consumo de energia e uma redução de 33% nas emissões de gás de efeito estufa/carbono em comparação com os padrões de referência do National Energy Code of Canada for Buildings 2015. As principais estratégias de sustentabilidade incluem um envelope hermético superisolado e sistemas mecânicos eficientes, como o sistema de aquecimento hidrônico do edifício. Para atender aos esforços da Iniciativa de Habitação Rápida, esse projeto também incorpora a construção em painéis para reduzir o tempo de construção.