-
Arquitetos: Persian Garden Studio
- Área: 900 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Deed Studio, blupix
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Kaarestan, localizado no distrito histórico e cultural de Teerã, é um edifício histórico de 80 anos que foi abandonado após a morte de seus proprietários Alireza Afzalipour, um filantropo, e sua esposa Fekhere Saba, uma famosa cantora de ópera. O edifício consistia originalmente em três andares residenciais no edifício principal ao norte, uma estrutura sul de um andar e um pátio entre os dois. O edifício foi comprado por uma startup bem conhecida, como parte de seu plano de responsabilidade social, para ser reutilizado como um espaço privado para eventos e fornecer um lugar para jovens talentos se reunirem.
A localização geográfica única do projeto na zona cultural de Teerã levou a criação de um espaço como um nó urbano para o plano de revitalização existente na área, convidando o público a celebrar a arte da performance e aos artistas locais experimentarem um senso de comunidade e pertencimento. Com o intuito de abrir o edifício para o bairro, ponto de partida da experiência espacial, o volume sul foi projetado como um café com aberturas transparentes, criando uma conexão visual entre a edificação principal e a rua.
Durante o processo, o volume principal foi reforçado por métodos como a implementação de estacas de 13 metros de profundidade, paredes de concreto e pisos de malha metálica. Manteve-se o formato original das salas e os espaços em cada andar, redesenhando-os para criar salas de reunião compartilhadas, áreas de apresentação, salas privadas e salas de jogos. O pátio foi escavado, criando um nível de subsolo para ser usado como área de performance e sala de música. O lago existente foi então redesenhado como um "lago de vidro", enfatizando a conexão visual entre diferentes camadas do projeto.
O processo de projeto foi então concluído pesquisando edifícios históricos e culturais no Irã, tendo como exemplo mais icônico o Ali Qapu, um palácio imperial em Isfahan, construído nos anos 1500. Este patrimônio mundial está localizado na Praça Naqsh-e Jahan e já foi a residência de imperadores, e o terraço no último andar, com uma cobertura em balanço, era uma base de observação para os governantes que assistiam às manobras do exército, jogos de polo e eventos acontecendo na praça principal.
Inspirado nesse conceito histórico, o nível da cobertura é um ponto de conclusão significativo para a experiência do visitante. A extensão do telhado de metal foi adicionada como uma estrutura em balanço ao telhado existente com uma abertura transparente. A abertura do balanço no lado sul emoldura uma vista do céu, enquanto o volume protege esse edifício histórico em termos reais e metafóricos. Esse conceito de criar aberturas e enquadrar vistas é repetido no térreo com o lago de vidro e depois na cobertura.
No nível da cobertura, os visitantes terão uma vista única do bairro, da prefeitura de Vahdat e de muitos outros edifícios históricos. Ela fornece um ponto de conexão com a cidade, um local de encontro com vista para o bairro e onde é possível criar relações humanas longe da vida urbana agitada e das restrições da Teerã de hoje.