-
Arquitetos: Cris Furlan Arquitetura
- Área: 350 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Favaro Jr.
-
Fabricantes: Arkos, Castelatto, Indusparquet, Roca
Descrição enviada pela equipe de projeto. O lote de dimensões reduzidas, onde está situado esta casa em um condomínio fechado no interior de São Paulo, com vizinhos nas duas laterais, orientou toda implantação de forma a promover conexão espacial e visual com o externo, privacidade e amplitude.
A ideia de não estabelecer limites entre o dentro e o fora conduziu toda a planta, sua setorização e dimensões.
O Trabalho preciso e cuidadoso de distribuição dos ambientes e dimensionamento resultou na sensação de amplitude e conexão com o verde e a área da piscina, tirando o máximo aproveitamento do lote de 378m2.
O desenho proposto através de grandes aberturas, lâminas de vidro e alumínio que se escondem na alvenaria quando abertas reforçam ainda mais as conexões do interno e externo.
Eixos visuais bem definidos a circulação vertical alocada de forma estratégica para não interferir nas conexões dos ambientes e a preocupação em banhar os espaços com a luz natural promovem este resultado surpreendente.
A preocupação com os detalhes é um ponto importante deste projeto.
As aberturas frontais e de fundo negam os vizinhos laterais promovem maior ventilação e privilegiam a vista. Além disso estas aberturas são camufladas resultando em uma estética limpa e contemporânea.
A entrada da casa pela lateral conduzida por um caminho rodeado de capim do Texas é protegida por um pergolado de concreto convida a entrar. Logo na entrada o hall de torno ainda mais atrativo com uma parede de policarbonato alveolar que filtra a luz de forma suave e inusitada. Todo o programada de necessidades se desenrola conectado ao verde e a luz natural e conectados entre si.
O material de base cimentícia que reveste o piso da área de lazer é o mesmo que reveste a piscina, reforçando a intenção de amplitude e continuidade. O muro lateral da área de lazer recebe material refletivo para promoverá sensação de continuidade do espaço. A marcenaria toda em lâmina natural de madeira e laca foi cuidadosamente desenhada pelo escritório. A cozinha gourmet se integra ao living estar/jantar através de portas de madeira e palhas promovendo um escondo mostra sútil e delicado.