-
Arquitetos: AMZ Arquitetos
- Ano: 2023
-
Fotografias:Maíra Acayaba
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa "Ateliê Residência EA" foi concebida para ser residência e local de criação de uma artista plástica. O projeto visou garantir a privacidade e independência do ateliê durante seu uso, mas também a integração dele com o restante da casa em eventos e aos finais de semana.
Procurando acompanhar o perfil original do terreno, o programa foi acomodado em diferentes níveis: a metade frontal e mais alta do lote é ocupada pelo Ateliê; meio nível abaixo dele foi implantada a área social da residência; e meio nível acima, a área íntima. O Ateliê e a casa são interligados internamente pelo átrio de circulação vertical. Externamente, um jardim alagado cria o silêncio e a separação desejada entre os dois usos ao mesmo tempo em que mantém a conexão visual do conjunto.
As empenas longitudinais são o suporte para as telas da produção (no ateliê) e da coleção (na casa) da artista. Em contraposição a elas, as faces transversais envidraçadas deixam que a luz e a ventilação naturais atravessem os dois blocos ao longo do dia e permitem a percepção da profundidade total do lote.
Para a obra foi concebido um sistema construtivo misto pré-fabricado: se inicia com fundações e empenas construídas através da técnica tradicional do bloco estrutural de concreto pré-fabricado e segue com a montagem de peças maiores (perfis W e lajes de madeira NLT), fabricadas ao longo dessa primeira etapa da obra.
As empenas transversais partem dos baldrames de fundação e, entre elas, são engastados perfis "W" metálicos de linha. Sobre esses perfis pousam as lajes de madeira do piso e da cobertura, além da escada pré fabricada. A cobertura foi impermeabilizada com manta EVA , os fechamentos internos do andar foram executados em dry-wall, e o fechamento externo foi feito com caixilharia de alumínio. Todos os elementos construtivos, assim como a infraestrutura hidráulica, permaneceram sem qualquer tipo de revestimento depois da obra pronta.