-
Arquitetos: PES-Architects
- Área: 45000 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Yuhao Ding, Virgile Bertrand
Recipiente cerâmico translúcido para cultura
O Grande Teatro de Nanchang é um novo marco e centro cultural translúcido revestido de cerâmica localizado na capital da Província de Jiangxi, China. O centro cultural e artístico de 45.000 m2 funciona como uma sala de estar cultural para o rápido desenvolvimento da nova cidade do sul de Nanchang, atraindo um público amplo com óperas e variadas performances de teatro e música. O projeto é baseado na proposta vencedora da PES-Architects no concurso internacional em 2021. O projeto foi realizado em colaboração com parceiros locais BIAD e ZNF.
Cubo urbano poroso
Localizado à beira do pitoresco Lago Jiulong, o teatro é concebido como um cubo urbano poroso, permitindo um fluxo contínuo entre os espaços internos e externos. O projeto compreende três componentes funcionais distintos: um salão de ópera com 1.600 lugares, um salão multiuso com 450 lugares e um centro cultural com espaços de ensaio e exposição. Eles estão interligados por um convidativo corredor central iluminado que naturalmente atravessa o edifício, conectando-o ao parque do Lago Jiulong e ao futuro distrito comercial.
Funções públicas e comerciais estão localizadas ao longo do corredor no térreo, com instalações de ensaio e salas administrativas nos andares superiores. O projeto evoca a atmosfera de uma rua tradicional chinesa, onde as funções internas são visíveis e facilmente acessíveis aos transeuntes. Cafés, eventos e exposições animam o corredor ao longo do dia.
Uso inovador de cerâmicas e bambu
O desenho do edifício incorpora extensivamente cerâmicas e bambu, materiais renováveis profundamente enraizados na tradição chinesa. O volume é envolto por um impressionante e arejado "véu" de cerâmica China White, inspirado na porcelana translúcida da região. As superfícies ousadas e de duplo arco são baseadas na modelagem estrutural avançada e sustentadas por cabos de aço.
A fachada cerâmica pixelada protege o edifício do sol enquanto oferece vislumbres do interior com seus acabamentos contrastantes de peças cerâmicas e bambu. Os foyers do teatro e os principais espaços de performance são revestidos com bambu tingido à prova de fogo, enquanto os materiais do piso incluem pedra natural e bambu trançado.
Espaços de performance acusticamente otimizados
O salão principal de ópera forma o coração do teatro. Suas superfícies organicamente moldadas e acusticamente otimizadas são revestidas com bambu trançado escuro, com um padrão ondulante inspirado nas ondas do Lago Jiulong. A impressão geral é de um instrumento musical finamente elaborado. O salão multiuso apresenta um revestimento de bambu mais leve, com assentos ajustáveis e grades fixadas no teto para iluminação flexível.
Integração urbana
A praça de entrada principal para pedestres se abre para o sul, enquanto a entrada norte conecta-se à área comercial. A ampla cobertura acima da entrada principal e do grande auditório ao ar livre forma um ponto focal urbano ativo. Quando o complexo de escritórios e varejo adjacente for concluído, a área formará uma rede entrelaçada de várias funções com edifícios, praças e espaços verdes, integrando comércio e cultura.
Sustentabilidade
Comprometido com a sustentabilidade, o véu cerâmico do edifício reduz os custos de resfriamento, enquanto painéis solares no telhado e sistemas de coleta de água da chuva apoiam o uso eficiente de recursos. Materiais naturais de alta qualidade e um design atemporal garantem baixa manutenção e uma longa vida útil, tornando o Grande Teatro de Nanchang um marco cultural sustentável e duradouro.