-
Arquitetos: Estudio Geya
- Área: 730 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Luis Barandarián
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma forma que a priori parece caprichosa, uma casa com planta em forma de "X" em um único nível, resultado da análise do terreno, seus vizinhos e o programa.
O lote onde se implanta a residência está inserido em um clube de campo, e possui 31 metros de frente e 77 metros de comprimento, sem espécies arbóreas em seu interior, ambos os lotes vizinhos já receberam construções e o fundo tem vista direta para o campo de golfe.
A solicitação foi criar uma residência unifamiliar com um programa habitual, mas com uma única condição: que se desenvolvesse apenas no térreo.
O regulamento do bairro exigia que recuássemos 4 metros em cada limite lateral o que, combinado com o comprimento necessário para a casa cumprir o programa em um único nível, criou uma grande área interna residual; isso aconteceu em ambos os vizinhos. Para nós, era essencial melhorar esse espaço.
Organizamos o programa em 4 grupos; uma área familiar privada, uma área familiar comum, uma área social e o setor de garagem e serviços. Cada um destes forma uma perna do "X", articulados por um pátio interno que organiza suas relações e a circulação. Os diferentes ângulos de abertura nos permitem conceder a cada um dos ambientes uma expansão direta com o jardim, de acordo com sua condição e necessidade de privacidade. Assim, os dormitórios se expandem para espaços contidos e com vistas protegidas, a cozinha para um espaço ajardinado de escala intermediária e sem vistas diretas para o vizinho. Além disso, a sala de jantar, a sala de estar e a churrasqueira se abrem para grandes áreas verdes com vistas para a piscina e o campo de golfe.
A busca por privacidade e por uma relação contínua com a vegetação e o céu é enfatizada no percurso. Desde a entrada, caminha-se sobre grandes placas de pedra, atravessando uma vegetação densa e entre dois muros cegos de materialidades diferentes. Ao atravessar a porta encontramos com o pátio interno articulador, mais uma vez uma árvore, plantas e o céu; e à medida que avançamos em direção a qualquer um dos ambientes da residência, essa condição se repete, todos os espaços possuem relação direta com o exterior, fazendo com que os limites nunca sejam uma parede, mas sim a natureza.
Os materiais escolhidos foram o concreto, a madeira e a pedra, todos em seu estado natural que, junto com a vegetação, a luz e os reflexos, realçam a arquitetura da residência.