-
Arquitetos: Studio ruizvelazquez
- Área: 27 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Nacho Uribe Salazar
-
Fabricantes: ABB, Axor Design, BANG & OLUFSEN, Cement Design, Drypets, Ecoclay, Ecoplen, Estufamania, Geberit, Saloni
Descrição enviada pela equipe de projeto. No evento Casa Decor 2023, destacou-se o espaço inovador criado pelo arquiteto Héctor Ruiz Velázquez para a empresa Atenzza. Um projeto que mescla arquitetura com a conexão pura entre a vida do planeta, onde animais e humanos compartilham um lar, priorizando movimentos, hábitos e funcionalidade do espaço.
Para um projeto dessa magnitude, o arquiteto se inspira no mesmo habitat que sustenta ambas as espécies, a natureza. Portanto, este é o leitmotiv do espaço, juntamente com o desafio habitual do arquiteto de multiplicar os metros quadrados de qualquer espaço em prol da liberdade de movimentos, brincando com alturas, níveis e outras estruturas interiores, únicas, fantásticas e criativas que unem a espacialidade ao mesmo tempo que a expandem.
27 m2 é a área que abriga os dois elementos cilíndricos que simbolizam troncos de árvore, elevados graças às características do material têxtil da marca, representando os galhos e as folhas, e expandindo em três dimensões os diferentes planos de uso. Construindo uma trama orgânica, aérea e etérea como as copas das árvores, esculpe-se o interior da habitação e recria-se uma cenografia fantástica, criativa e motivadora. As sensações materiais e estruturais do projeto apelam à convivência das espécies, facilitando o contato dos animais no lar, ao mesmo tempo em que propicia a comunicação e a positividade necessárias para a convivência nas grandes cidades.
As características especiais do material têxtil são a matéria-prima deste projeto, sua consistência, ao mesmo tempo presente e efêmera, recria um passeio pela natureza. Ela dissolve os limites interiores e modela as estruturas, subordinando-as ao movimento e ampliando perspectivas sem ângulos, mantendo a continuidade visual do que é possível, como ocorre no mundo natural, onde tudo flui em uma harmonia sutil, equilibrada, quase mágica, que não deveria ser perturbada, pois tudo tem uma razão de ser e um propósito.
O projeto incorpora dobras têxteis de ECOPLEN da Atenzza, aproveitando vantagens como a purificação do ar, a autolimpeza solar, a repelência a bactérias, a ventilação de odores e o isolamento térmico. O espaço se divide em níveis, com um superior de livre percurso e outro inferior com um circuito apto para o ser humano e áreas de descanso íntimas. Este design promove um estilo de vida saudável e dinâmico, utilizando materiais naturais, recicláveis e sustentáveis, além do tecido, a cerâmica ESSENCE da Saloni e a argila da Ecoclay, também foram utilizadas, em consonância com uma abordagem inovadora.
A beleza deste apartamento reside em como suas formas surgem da lógica estrutural e funcional, inspirada na sensibilidade instintiva com que os animais constroem seus lares. Segundo Juhani Pallasmaa, autor de "Animais arquitetos", isso ensina que a funcionalidade é a principal virtude na construção, destacando a interdependência entre razão e beleza. Nesse sentido, este design sustentável atende às necessidades de todas as espécies consideradas no projeto.