-
Arquitetos: FAR WORKSHOP
- Área: 13 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Biosphere, AND office
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Ponte Efêmera é uma das sete pontes para pedestres em Fuxi, Moganshan. O Far Workshop foi vencedor de dois projetos no concurso internacional Seven Bridges de 2022, incluindo a Ponte Efêmera.
Tempo
Como conectar uma ponte ao tempo? Ao observar o fluxo do riacho abaixo, percebemos que a proximidade da Ponte Efêmera com a superfície da água a torna parte do movimento constante do curso d’água. As mudanças na altura do riacho transformam continuamente sua aparência, evocando a imagem de Mont-Saint-Michel e sua baía na França.
A ponte foi projetada com um leve arco, criando uma conexão dinâmica com o nível da água. Quando o riacho está baixo, toda a estrutura fica exposta, permitindo a passagem livre. Conforme o nível da água sobe, a superfície da ponte é gradualmente submersa, mas o arco mantém a parte superior visível, como uma pequena ilha. Essa visão sugere a presença da ponte submersa e indica que a travessia ainda é segura. Porém, se o nível continuar subindo, a ponte desaparece completamente, engolida pelas águas.
Dessa forma, a ponte se integra à natureza, refletindo as mudanças temporais de uma paisagem natural. Na era pré-industrial, os limites entre o natural e o artificial eram indefinidos, e essa ambiguidade era a essência dessa relação. Embora apresentasse riscos, também carregava mistério e poesia. Com a era da institucionalização urbana, essa ambiguidade foi eliminada, e as experiências espaciais se tornaram absolutas: ou totalmente seguras ou totalmente perigosas. A cidade não permite espaço para a ambiguidade. Nossa ponte busca desafiar essa rigidez, recriando um limite fluido com a natureza e restaurando uma conexão poética com o ambiente natural.
Estrutura e tectônica
A Ponte Efêmera, com 13,5 metros de extensão, tem o formato de uma vagem de lentilha, construída por duas chapas de aço soldadas. No centro do vão, a espessura é de 150 mm, formada por uma chapa superior ligeiramente convexa e uma chapa inferior horizontal, criando uma seção em forma de caixa. À medida que a ponte se aproxima dos apoios, a chapa superior vai se tornando plana, unindo-se à inferior, o que reduz a espessura para 32 mm nos apoios. Estruturalmente, a superfície superior da ponte fica sob compressão, e a curvatura da chapa convexa aumenta sua estabilidade local (as barras de aço antiderrapantes fixadas na superfície também ajudam nesse suporte). A ausência de diafragmas transversais ou reforços longitudinais dentro da seção em caixa simplifica a estrutura e facilita o processo de fabricação. Esse design resulta em uma perfeita união entre forma e estrutura. Com um corpo extremamente fino, a ponte parece uma folha de papel flutuando sobre a água. A Ponte Efêmera não se integra apenas à água, mas também ao ar. Para evitar escorregamentos, a superfície da ponte é revestida com barras de aço reforçadas, algumas das quais se estendem para formar corrimãos e guarda-corpos.
Construção
Devido às limitações nas dimensões das chapas de aço, a ponte foi dividida em nove seções para as chapas superior e inferior durante a construção. Enquanto a chapa inferior é soldada de uma vez, cada peça da chapa superior precisa ser calibrada para a curvatura desejada usando uma prensa. Após a soldagem da chapa inferior, as chapas superiores curvas são então soldadas nas bordas da chapa inferior, uma a uma. Por fim, são instalados o revestimento antiderrapante da ponte e os corrimãos correspondentes.
Embora o sistema estrutural da Ponte Oculta seja simples, sua execução é inovadora. Para garantir a segurança estrutural, foi realizado um teste de carga completo antes de deixar a fábrica. Além disso, dada a sua estrutura extremamente fina, não apenas a carga estática foi considerada, mas também o conforto em relação à vibração gerada pela própria ponte. Embora a ponte tenha quase nenhum amortecimento quando isolada, após a instalação, o suporte e a fundação proporcionam amortecimento adicional, fazendo com que a vibração se dissipe rapidamente até se tornar imperceptível.
Epilogo
A Ponte Efêmera, com sua estrutura extremamente fina que simula uma "fragilidade perigosa", faz com que as pessoas caminhem com cautela ao pisarem sobre ela. No entanto, essa sensação é rapidamente dissipada pela estabilidade da superfície da ponte. Localizado muito próximo da água, o deck faz com que pareça que as pessoas estão caminhando sobre ela, mas ainda assim mantém uma sensação de segurança. Essa combinação de percepção física e psicológica gera uma sensação paradoxal de maravilha. A Ponte Efêmera desperta a percepção do espaço sob os pés, mostrando que a ponte, embora delicada, não é invisível.