-
Arquitetos: Kiko Salomão, Marcio Tanaka
- Área: 1700 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Fran Parente
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projeto para um casal, a casa situada em um terreno de 6500 m² na Fazenda Boa Vista, começou com um desafio: projetar uma casa única, diferente do entorno construído, em uma topografia desafiadora. Os estudos para os telhados então começaram e algumas opções foram consideradas, como telhados de duas águas e beirais de quatro metros.
A implantação da casa acompanha a declividade do terreno, expondo todo o comprimento do pavilhão social ao sol poente e criando a necessidade de uma proteção. A solução então veio com um telhado plano, feito de brises horizontais, que proporcionam, além de uma proteção efetiva contra o sol poente, uma atmosfera residencial do mid-century americano.
Dois pavilhões paralelos, um íntimo com 35 x 9,5m e um social, com 50 x 8,5m, organizam o programa da casa. A entrada é feita por um hall de 40m2, em conjunto com um jardim interno. No pavilhão voltado para a face leste, 4 suítes de hóspedes, uma suíte para os filhos pequenos e uma suíte master. Já no pavilhão voltado para a face oeste, um mudroom e escritórios, núcleo de serviços como lavanderia e cozinha centralizam também áreas técnicas, conectadas a um terraço de serviços.
Adega, louceiro e uma cozinha aberta, conectada a uma cozinha gourmet, fazem a ligação tanto para a área externa com piscina de 130m2 quanto para, no final do pavilhão social, um home theater e espaço kids. Já no subsolo, uma garagem para 5 carros e carrinhos de golf, área técnica, bicicletário e um núcleo de serviços com uma rampa de acesso para academia e quadra de tênis caracterizam o espaço.