-
Arquitetos: Estúdio Módulo
- Área: 6419 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Manuel Sá
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do Ágora UNI conjuga espaços para escritórios e restaurantes no Ágora Tech Park, integrando-se a seu entorno enquanto proporciona ambientes saudáveis, através da ventilação e iluminação naturais. Marcus Damon, sócio do Estúdio Módulo, ressalta que o projeto segue uma linha de "arquitetura anti-pandemia", inspirada na abordagem dos arquitetos modernistas do início do século XX, que priorizavam a ventilação e iluminação para a saúde.
A localização estratégica do Ágora UNI permite uma conexão direta com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) através de uma marquise que une os prédios do complexo. O átrio central conduz a um bosque para lazer e piqueniques, proporcionando uma experiência que fomenta o bem-estar e a qualidade de vida. Segundo Ricardo Fantinelli, Diretor-Executivo do Ágora Tech Park, o ambiente foi pensado para incentivar a inovação, colaboração e bem-estar, com espaços abertos e flexíveis que estimulam o trabalho em equipe e a troca de ideias entre diferentes setores.
Com infraestrutura moderna para laboratórios e coworking, o Ágora UNI possui espaços adaptáveis, permitindo que as áreas de pesquisa se transformem conforme necessário. A flexibilidade desses espaços foi pensada para promover a inovação contínua, com arquitetura que se ajusta às demandas de pesquisa e desenvolvimento.
Além da funcionalidade, o Ágora UNI busca oferecer uma experiência de qualidade de vida aos visitantes, estudantes e funcionários, promovendo a conexão visual com a paisagem circundante, incluindo a Serra do Mar e a Mata Atlântica. Grandes janelas permitem essa interação entre interior e exterior, enquanto uma fachada revestida com chapa corrugada perfurada proporciona ventilação e protege contra a radiação solar direta. A marquise externa serve como uma varanda ampla, e uma arquibancada na face oeste do edifício oferece um local de contemplação para o pôr do sol.
Projetado em sistema de pré-fabricação, o Ágora UNI teve uma construção eficiente e com menor desperdício, concluída em tempo reduzido. Essa abordagem permitiu a entrega dos edifícios Ágoras MOB, HUB e UNI em cinco anos, somando mais de 20 mil m².
Reconhecido pela qualidade de seu design, o Ágora UNI foi premiado em 2023 pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Seção Santa Catarina (IAB SC) e foi finalista no 10º Prêmio Saint-Gobain AsBEA.