-
Arquitetos: Sonne Müller Arquitetos
- Área: 299 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Pic Company
-
Fabricantes: Casa Decorada, Esqualyvale, Florense, Iluminare, Lacio , Mont Pedras, Piscinas do Vale, Portale , Rewood
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Laços foi projetada com o objetivo de implantar uma residência térrea em um terreno de 536m² com quase 6 metros de aclive, localizado em frente a uma praça. O conceito norteador do projeto foi tirar proveito da topografia e maximizar as conexões visuais e funcionais entre os espaços internos e externos, criando uma relação fluida entre arquitetura, família e entorno.
A elevação natural do terreno foi utilizada para criar uma escada frontal multifuncional. Além de servir como acesso principal, esse elemento configura um espaço de convivência que permite aos moradores uma conexão visual com a praça, em um gesto arquitetônico que valoriza a paisagem urbana e transforma o aclive em um ativo do projeto.
O layout distribui os programas em dois eixos principais, separados por um jardim longitudinal que divide, mas também conecta, as áreas social e íntima. A organização busca atender ao desejo da família por integração visual constante, ao mesmo tempo em que preserva a privacidade nos dormitórios. Essa privacidade é garantida por brises amadeirados, que atuam como filtros visuais e de luz, ao mesmo tempo que compõem uma fachada com o restante do volume. No pavimento superior, acessado externamente por uma escada helicoidal metálica, encontram-se um ateliê e um game room. Esses espaços complementares foram pensados para atender às atividades de lazer e criação da família, sem comprometer a organização funcional e a privacidade das áreas principais.
A escolha estrutural priorizou um sistema misto: a estrutura de concreto foi empregado nas áreas de serviço e íntima, enquanto a madeira laminada colada (MLC) foi utilizada na área social. Essa solução permitiu criar um espaço com pé direito elevado, com vãos e aberturas, favorecendo a ventilação cruzada e a iluminação natural. A integração do sistema estrutural com os recursos de sombreamento passivo e ventilação reforça o conforto ambiental da residência.
Nos fundos do terreno, a piscina se insere em um pátio, criando um espaço de transição suave entre o interior e o exterior. O gourmet, posicionado ao lado da piscina, possui portas de vidro retráteis que, quando abertas, fundem os espaços internos com o jardim e os dormitórios, ampliando a percepção de unidade entre os diferentes setores da casa.