Parque Andaluzia / ADORAS Atelier Arquitectura

Parque Andaluzia / ADORAS Atelier Arquitectura - Imagem 2 de 20Parque Andaluzia / ADORAS Atelier Arquitectura - Fotografia de Exterior, JardimParque Andaluzia / ADORAS Atelier Arquitectura - Fotografia de Exterior, JardimParque Andaluzia / ADORAS Atelier Arquitectura - Fotografia de Exterior, Cerca, JardimParque Andaluzia / ADORAS Atelier Arquitectura - Mais Imagens+ 15

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  6526
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CIN Performance Coatings, Paviprint terra, Saura, Simon
  • CEO: Jesús Gallego
  • Coordenador De Projeto: Luis Ceñal
  • Diretor De Projeto / Paisagismo: Pablo García
  • Arquiteta Responsável: Claudia Conejero
  • Documentação Administrativa: Ana Belén García
  • Visualização: Miguel Iniesta
  • Cidade: Alcalá de Henares
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Parque Andaluzia / ADORAS Atelier Arquitectura - Imagem 2 de 20
© ADORAS Atelier Arquitectura

Descrição enviada pela equipe de projeto. A histórica cidade de Alcalá de Henares, localizada no vale do rio Henares, centro da península ibérica, cresceu desmesuradamente desde os anos sessenta. Durante essas décadas, a expansão urbana gerou bairros sem planejamento adequado, fragmentando sua identidade paisagística e reduzindo-a ao trânsito residual.

Parque Andaluzia / ADORAS Atelier Arquitectura - Fotografia de Exterior, Jardim
© ADORAS Atelier Arquitectura

Nesse contexto, a prefeitura, em colaboração com o ADORAS atelier arquitetura, iniciou um projeto para renovar o diálogo entre a cidade e as áreas verdes do Distrito V. Assim, nasceu a proposta de renovação do Parque Andaluzia, inaugurado em 1993 e que, com o tempo, se tornou um espaço de trânsito desvinculado de seu propósito original: oferecer um lugar seguro e agradável que convide à permanência e ao pertencimento.

Parque Andaluzia / ADORAS Atelier Arquitectura - Imagem 18 de 20
Planta

A proposta partiu de um diagnóstico prévio e de um processo de escuta comunitária para devolver ao parque sua função principal, criando um espaço de alto valor ecológico e coesão social focado no usuário e nas raízes de sua identidade: o rio Henares a a Puerta Andalucía.

Parque Andaluzia / ADORAS Atelier Arquitectura - Imagem 8 de 20
© ADORAS Atelier Arquitectura

No parque predominavam as superfícies pavimentadas (4.665m2) em comparação com as superfícies verdes (1.861m2). Ao dar nova vida ao local, projetou-se um tapete vegetal repleto de prados e árvores, enquanto os caminhos foram reduzidos à sua mínima expressão, criando apenas um percurso diagonal acessível – que era o mais utilizado pelos moradores – junto a outro menor, transversal ao ponto de ônibus. Foi realizado um minucioso estudo paisagístico para favorecer a biodiversidade do parque, ampliando os canteiros, a vegetação e introduzindo novas espécies arbustivas organizadas por requerimentos hídricos para melhorar a eficiência na irrigação.

Parque Andaluzia / ADORAS Atelier Arquitectura - Imagem 19 de 20
Diagrama

Dessa forma, as superfícies verdes aumentaram em 4.896 m2 e as superfícies pavimentadas foram reduzidas em 1.630 m2. O projeto também recuperou seu vínculo com o tecido histórico, potencializando dois elementos-chave. O primeiro, o rio Henares, foi materializado por meio de uma pérgola luminosa elevada que percorre o parque seguindo os meandros do rio. Este elemento escultórico e funcional aporta identidade e sensação de pertencimento ao bairro.

Parque Andaluzia / ADORAS Atelier Arquitectura - Fotografia de Exterior
© ADORAS Atelier Arquitectura

O segundo elemento, a Puerta Andalucía, uma réplica com detalhes andaluzes, destacou-se por meio de um mural feito por um artista andaluz. Além disso, foi incorporado um tablado flamenco como pista de dança central, ressaltando esta arte reconhecida internacionalmente.

Parque Andaluzia / ADORAS Atelier Arquitectura - Imagem 16 de 20
© ADORAS Atelier Arquitectura

O estudo do entorno e o processo de diálogo com a comunidade permitiram identificar uma diversidade social e geracional, projetando um espaço inclusivo pensado para todos. A pérgola luminosa permite desfrutar do parque também à noite, enquanto a pista de dança fomenta a interação e o caráter festivo. Áreas abertas para jogos infantis, atividades esportivas e um espaço pet completam a oferta.

Parque Andaluzia / ADORAS Atelier Arquitectura - Fotografia de Exterior
© ADORAS Atelier Arquitectura

O mobiliário inclui o Banco Kaze, projetado pelo ADORAS. Inspirado nos movimentos do ar, este banco multigeracional permite descanso, interação e brincadeiras.

Parque Andaluzia / ADORAS Atelier Arquitectura - Fotografia de Exterior, Jardim
© ADORAS Atelier Arquitectura
Parque Andaluzia / ADORAS Atelier Arquitectura - Imagem 20 de 20
Mobiliário

O Parque Andaluzia demonstra como as áreas verdes podem recuperar seu valor e identidade, oferecendo aos moradores um espaço que reforça o sentido de pertencimento e melhora a qualidade de vida urbana.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Alcalá de Henares, Madri, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Parque Andaluzia / ADORAS Atelier Arquitectura" [Parque Andalucía / ADORAS Atelier Arquitectura] 02 Dez 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1024050/parque-andaluzia-adoras-atelier-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.