-
Arquitetos: THISS Studio
- Área: 64 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Henry Woide
-
Fabricantes: David Butcher, Lee Gonzalez, Little Greene, Solus Ceramics, THISS Studio, Troldtekt
Descrição enviada pela equipe de projeto. O THISS Studio renovou uma casa geminada vitoriana em Waltham Forest, no nordeste de Londres, transformando o térreo escuro e apertado em um espaço familiar arejado e acolhedor. Ao reconfigurar de forma criativa a planta existente, o estúdio criou um lar cuidadosamente adaptado às necessidades da família, sem recorrer a ampliações. Essa abordagem demonstra que aproveitar melhor os espaços já disponíveis pode ser tão eficiente quanto construir uma extensão, com uma pegada de carbono muito menor. Inicialmente, o cliente buscou o escritório para projetar uma ampliação lateral, mas o THISS Studio redefiniu o projeto ao priorizar o essencial: uma cozinha ampla, uma conexão direta com o jardim, um espaço funcional para trabalho durante o horário escolar das crianças e um design único, com um toque lúdico e qualidade escultórica marcante.
O THISS Studio ajudou seus clientes a enxergarem o potencial da área já existente, transformando o espaço disponível em algo mais funcional e eliminando a necessidade de uma extensão cara e com alto impacto de carbono. Essa abordagem inovadora liberou parte do orçamento para acabamentos e móveis que refletem o estilo pessoal dos clientes e agregam valor significativo ao projeto. A solução incluiu a abertura da parte traseira da casa e o aproveitamento do espaço externo com a instalação de um banco de jantar em balanço, enquadrado por três amplas janelas guilhotina, que inundam a cozinha integrada com luz natural. A cozinha foi projetada sob medida e fabricada localmente com madeira de pinho certificada pelo FSC, tornando-se o centro da casa, com um design que combina amplitude e autenticidade, realçado pela generosa altura do teto. Durante o processo, o estúdio descobriu um grande vazio sob o piso existente e, fiel à sua filosofia de aproveitar a estrutura original, utilizou esse espaço extra para criar uma transição nivelada com o jardim e uma entrada em degraus para a cozinha. A remoção do piso também permitiu adicionar um metro extra de altura ao ambiente, ampliando ainda mais a sensação de espaço.
O THISS Studio combinou com maestreia tons naturais de madeira, terracota e painéis acústicos em creme claro feitos de resíduos de papel reciclado. Uma estante personalizada em verde menta, que vai do chão ao teto, realça a amplitude do espaço, enquanto luminárias em formato de flores adicionam um toque lúdico que reflete as personalidades vibrantes da família. A transição entre os interiores e o jardim foi cuidadosamente projetada: o piso de ladrilhos de terracota se estende para fora, formando um pátio circular no jardim. Dentro de casa, uma sutil mudança de tonalidade nos ladrilhos complementa o círculo, apelidado de "pátio bola de discoteca". Janelas de madeira de abeto de Douglas, trabalhadas com precisão, inundam a cozinha com luz natural e oferecem vistas diretas para o jardim. Logo abaixo, um banco embutido, iluminado pelo sol, cria um espaço acolhedor para reunir a família e os amigos, funcionando como um ponto social central na casa. Para maximizar a área envidraçada da cozinha de forma econômica, o estúdio utilizou janelas guilhotina com molduras de madeira, uma solução prática e acessível.
Do lado de fora, uma cobertura curva de alumínio reciclado de 6 mm se projeta do canto do edifício, cortada a laser e fixada acima das janelas voltadas para o sul para proporcionar sombra e proteger as esquadrias de abeto de Douglas contra intempéries. Com sua forma orgânica, a cobertura adiciona personalidade e equilíbrio à verticalidade da fachada traseira, enquanto um pequeno parapeito de alumínio abaixo reflete esse gesto de forma lúdica, funcionando como assento ou mesa. Internamente, o térreo foi completamente renovado: a antiga cozinha, localizada na frente da casa, foi restaurada à sua configuração original como uma sala de estar/escritório pintada em amarelo manteiga, enquanto um lavabo e uma lavanderia foram instalados no centro da planta, ao lado do corredor. Os interiores agora são claros, vibrantes e naturais, transmitindo uma sensação de calor e personalidade. Com foco em sustentabilidade, o projeto não utilizou concreto, aproveitando as fundações existentes e reduzindo a pegada de carbono. Materiais naturais, renováveis e recicláveis foram priorizados, como madeiras certificadas pelo FSC e de origem europeia, diminuindo o impacto da cadeia de suprimentos, enquanto o alumínio, escolhido para a cobertura curva, reforça o compromisso com a reciclabilidade infinita.
Ao otimizar o uso do espaço para atender às necessidades dos clientes, sem desperdiçar orçamento e recursos com uma extensão cara e poluente, o THISS Studio criou uma casa espaçosa, sofisticada e iluminada, cheia de personalidade e charme. Através de uma abordagem única de composição e acabamento, o uso cuidadoso do espaço garante que funcionalidade e brincadeira se complementem de maneira harmônica. Sash Scott, fundador do THISS Studio, comentou: "Construir maior nem sempre significa ter um espaço funcional e de qualidade. Trabalhamos com nossos clientes para entender o que realmente precisavam como família, que era um espaço mais bem aproveitado. Ao repensar a casa juntos, economizamos uma grande quantidade de carbono e permitimos que o orçamento fosse redirecionado para materiais e acabamentos mais sustentáveis e de qualidade, resultando em uma casa mais bonita, que eles adorariam viver por muitos anos." Os clientes disseram: "O THISS Studio fez um trabalho incrível ao abrir o espaço para atender às nossas necessidades familiares. Os dois cômodos da frente, agora mais práticos, servem como escritório e sala de estar, e têm uma atmosfera maravilhosa. A cozinha, que antes era escura e fechada, agora está iluminada, arejada e revitalizante. Queríamos um espaço sociável, onde pudéssemos cozinhar e socializar, e o banco embutido permite uma mesa generosa, rodeada pelas vistas do jardim e das árvores, através das lindas janelas. A madeira natural e os painéis nas paredes e no teto trazem calor e personalidade. Sash e sua equipe entenderam completamente nossa visão e nos ajudaram a perceber que não precisávamos construir para fora para criar um espaço mais funcional. O resultado é algo único, que evitou o impacto ambiental de uma extensão e, em vez disso, criou algo melhor e mais bonito dentro do espaço que conseguimos pagar."