Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência Pages está localizada dentro de um condomínio fechado nos arredores da cidade de Santa Cruz. O terreno está de frente para uma área verde do condomínio, o que permitiu abrir as vistas para o exterior.
O projeto foi desenvolvido com um módulo de 120x120 cm, e essa modulação determina os tamanhos específicos de cada ambiente da casa, assim como a circulação e a relação interior-exterior do projeto. A abordagem do projeto é mais direta e simples, pois, por um lado, adota a irregularidade do terreno, gerando um gesto marcante na imagem formal da residência.
A imagem final do projeto é basicamente a expressão exata do sistema construtivo, exposta quase literalmente. Apresenta dois planos horizontais apoiados por vigas invertidas, paredes de concreto e uma laje bidirecional com um sistema BubbleDeck. Isso gera, tanto no interior quanto no exterior da casa, uma expressão de regularidade material. Essa aparente regularidade na imagem do projeto é tensionada na entrada e na garagem por meio de um grande balanço de 6,5 metros, resolvido pelas vigas invertidas que sustentam a laje, quebrando a regularidade do projeto.
O projeto utiliza poucos materiais, como concreto, madeira e vidro. Essa regularidade material sintetiza todo o projeto, gerando uma sensação de paz e tranquilidade no interior. O projeto também considera cuidadosamente a orientação, com grandes balanços voltados para a área verde que permitem abrir as vistas e proteger o interior da residência da incidência do sol. Os planos horizontais definem a imagem geral do projeto, transmitindo a fluida relação interior-exterior que caracteriza a casa.