-
Arquitetos: Peter Kjær Arkitekter
- Área: 167 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:James Silverman
-
Fabricantes: KPK Vinduer, Wood fiber Insulation, Woodfiber interior panels, Woodfiber windprotection panels
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa entre as árvores é uma discreta casa de verão em forma de T com um telhado arquetípico, que esconde muitos detalhes especiais. A casa foi construída em madeira com uma fundação especial e um deck que minimiza o uso de concreto. A casa está adaptada às muitas árvores do terreno e está disposta com uma ala de quartos com vista para a estrada, uma sala de estar a oeste e a cozinha no ponto de encontro entre as duas alas. Da cozinha e da sala há acesso a dois terraços, que captam o sol da manhã, do meio-dia e da tarde. A cozinha forma uma escada para um sótão que deixa entrar a luz da manhã.
As fundações e a ocupação do solo normalmente representam 50% da pegada climática ao longo de 50 anos em casas de madeira de um andar, e nós nos concentramos muito em minimizar isso. Especialmente em áreas de casas de veraneio, as restrições de altura podem dificultar a construção sobre palafitas, o que pode possibilitar a construção de decks de terreno com materiais biogênicos.
A casa entre as árvores é fundada diretamente no solo, mas com o uso mínimo de concreto: a fundação é de estacas parafusadas com uma borda de concreto moldado com fôrma de madeira. A extensão do concreto é, portanto, uma fração de uma fundação tradicional e, ao mesmo tempo, utilizamos a robustez e o potencial estético do material na viga visível do plinto. A plataforma do terreno é feita sem o uso de concreto, como um piso flutuante com placas de aglomerado de piso e placas de abeto Douglas diretamente sobre isolamento resistente à pressão.
As molduras, as faixas das torneiras e outros detalhes internos são feitos de Douglas-fir, e todas as paredes são revestidas com um fino folheado oriental, o que proporciona uma superfície muito robusta que tem uma bela pátina. Todas as superfícies internas de madeira são tratadas com sabão. Tanto o telhado quanto as fachadas são respiráveis com retardadores de vapor e barreiras contra o vento feitas de fibra de madeira e com isolamento de fibra de madeira soprada. A fachada é coberta com abeto tratado com óleo de linhaça e o telhado é de tábuas de abeto com feltro.