-
Arquitetos: studio mk27 - marcio kogan
- Área: 1084 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG + SG
-
Fabricantes: panoramah!®
Descrição enviada pela equipe de projeto. As primeiras casas particulares do studio mk27 no Mediterrâneo homenageiam a paisagem e o know-how da arquitetura vernacular local. Os quatro volumes brancos, distribuídos em um terreno de 33.000 m², abrigam duas casas e dois apartamentos. Eles foram instalados respeitando as paredes e os platôs existentes, favorecendo a retenção de água para os jardins áridos locais, e completados com duas piscinas comuns para aprimorar a experiência no local.
Todas as estruturas foram projetadas para se abrirem para a paisagem infinita. A casa superior se beneficia de uma ampla vista para o mar, e a inferior mergulha no fundo do vale, abraçada pelos jardins. Com uma planta baixa em forma de cruz, as casas são articuladas em torno da figura da "piazza", representada pela sala de estar. A sala de estar pode ter duas faces, completamente aberta e recuada, e é acessada por um pátio rebaixado que gradualmente revela a vista para o mar. Mais perto da piscina, o teto se dissolve em uma pérgula de concreto que dá sombra a um terraço de convívio.
Os protetores solares retráteis de madeira funcionam como um filtro para a luz e a intimidade. Os muxarabis, uma herança árabe adotada na Península Ibérica, foram redesenhadas em um padrão xadrez simples para constituir imensas portas deslizantes, mas também como painéis fixos que cercam os pátios privativos dos quartos.
Ao redor da praça, quatro módulos são organizados em eixos diferentes, praticamente sem corredores para a circulação das casas. Três módulos para quartos e um para a cozinha, que, por sua vez, pode ser totalmente integrada ao espaço central ou fechada.
Os quartos, posicionados ortogonalmente ao redor da sala de estar, abrem-se para a vista do mar ou para pátios privativos. A casa no vale tem um quarto localizado em um andar superior, o que lhe permite ter uma visão mais ampla do horizonte.
As grossas paredes brancas funcionam como uma tela para os tons dramáticos desenhados pelo sol e pelas nuvens do Mediterrâneo. As sombras móveis delineadas pelo jardim acrescentam textura e tato às fachadas claras.
Painéis de madeira caiada de branco envolvem os espaços internos, onde uma mistura de móveis elegantes e rústicos envolve a atmosfera aconchegante. Uma coleção de cadeiras e luminárias escandinavas adiciona cor e textura a cada ambiente. A madeira e as fibras naturais destacam os acabamentos lisos e criam um diálogo com a vegetação ao redor.
As San Josep Villas do studio mk27 no Mediterrâneo são um exemplo de arquitetura moderna perfeitamente combinada com a arquitetura tradicional. O projeto respeita o meio ambiente e o patrimônio local, ao mesmo tempo em que se insere delicadamente na topografia. O envelope, as paredes e o teto que desaparecem são um forte argumento para deixar a natureza desempenhar o papel principal.