-
Arquitetos: OMA Octavio Mestre Arquitectos
- Área: 453 m²
- Ano: 2024
-
Fotografías:Adrià Goula
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em les Caves Ecoiffier, umas antigas adegas de 1800 em Alénya, uma cidade perto de Perpignan (França) e sob enormes vigas de madeira que vão de uma fachada à outra, propomos um coworking para a cidade, cujos módulos podem ser alugados à vontade, de acordo com as necessidades das jovens empresas locais e start ups da região, a Communauté des Communes Sud Roussillon (CCSR).
A intervenção levou-nos a abrir vãos na fachada traseira (caixas de aço Corten que podem ser habitadas como fizemos na Clínica Olivé Gumà em Barcelona ou na nossa casa em Tamariu) e no telhado, através de clarabóias controladas por energia solar que iluminam o espaço central (quando a visitámos pela primeira vez, o espaço interior estava muito sombrio).
Criamos uma série de módulos, muitos deles móveis para favorecer diferentes aplicações e módulos acessíveis através de portas de correr que se podem juntar a outros à vontade. No final do recinto, na ponta, existe uma pequena arquibancada para apresentações e eventos comunitários. O projeto visa a máxima flexibilidade para a rotação dos usuários.
A necessidade normativa de uma segunda via de evacuação convidou-nos a conceber a escada de emergência na fachada posterior, que dialoga com as novas janelas e se apresenta de forma escultural. Acima - e ao nível das vigas -, propusemos as zonas de descanso, a partir de uma componente lúdica: uma série de redes que permitiam aos mais novos viver nas nuvens e ter outra perceção espacial do local que, no final, devido às complicações que implicava para efeitos de normativa, não foram implementadas.
O pavimento é em concreto aparente. O contraste entre os novos módulos de madeira e as antigas vigas do telhado é voluntariamente procurado (tentando minimizar os problemas de altura), ao mesmo tempo que a pedra das paredes é deixada à vista. Um dos três concursos públicos ganhos em França nos últimos três anos, com a C+D como parceiro local.