-
Arquitetos: atelier ornelas
- Área: 169 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Woodland Studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. Na paisagem serena dos Prazeres, uma colaboração entre arquitecto e cliente deu vida a uma casa única, que desafia os volumes convencionais que a rodeiam. Desafiado a criar um refúgio distinto para um investidor com um olhar atento a oportunidades de desenvolvimento, a criatividade foi posta à prova, superando obstáculos para conceber uma residência marcante que combina o minimalismo escandinavo com o uso inovador de materiais locais.
Respondendo ao pedido do cliente para uma propriedade singular, André Ornelas Gonçalves, arquitecto responsável pelo projecto, escolheu o minimalismo escandinavo como conceito base inicial. O exterior da casa revestido em pedra Basalto da região confere-lhe uma estética monolítica como se de uma escultura se tratasse. O objecto arquitectónico torna-se habitável, desmaterializando-se através de escavados emoldurados por madeira de tons quentes e abertura de vãos para uma paisagem verde com o Oceano Atlântico em frente, criando uma ligação com a envolvente e proporcionando um contraste harmonioso.
Janelas estrategicamente posicionadas, com destaque para uma janela de canto, tornam-se um elemento chave do projecto, estabelecendo uma conexão visual entre o interior e a paisagem. Esta integração intencional visa dissolver as fronteiras entre o espaço interior e o exterior, enriquecendo a experiência de quem nela habita.
O espaço interior divide-se em áreas comuns amplas e conectadas para uma maior fluição entre espaços e em áreas privativas mais reservadas, cumprindo com os padrões de conforto e funcionalidade.
O interior da casa revela formas de tecto variadas, adaptadas às características únicas de cada espaço. Garante-se uma experiência espacial dinâmica, sem comprometer o design evolutivo dos tectos, criando assim uma sensação personalizada, dependendo do ambiente em que se encontra.
Nesta obra arquitectónica, foi essencial conciliar habilmente as aspirações do cliente, os princípios do design minimalista e a durabilidade intemporal da pedra de Basalto. O resultado é uma casa que se destaca pela sua arquitectura pragmática, mas inconfundível - um testemunho da perseverança da colaboração e da engenhosidade do arquitecto.