-
Arquitetos: Zaha Hadid Architects
- Ano: 2024
-
Fotografias:Hufton + Crow
-
Fabricantes: thyssenkrupp
Descrição enviada pela equipe de projeto. O sistema de transporte autônomo mais longo do mundo, a rede do Metrô de Riad, na Arábia Saudita, se estende por mais de 176 quilômetros através de 6 linhas e 85 estações. Com uma capacidade para 3,6 milhões de passageiros diários, o metrô de Riad reduzirá o número de viagens de carro em toda a cidade e incentivará o uso de modos de transporte sustentáveis. Projetada por Zaha Hadid Architects, a Estação de Metrô do Distrito Financeiro King Abdullah serve como o principal intercâmbio da rede.
O metrô de Riad, que começou a operação de passageiros no domingo, 1º de dezembro de 2024, com a abertura de suas linhas Azul, Amarela e Roxa (Linhas 1, 4 e 6), aliviará a congestão do tráfego, reduzirá os tempos de viagem e melhorará a qualidade de vida da crescente população de Riad. A rede conectará distritos-chave, centros de negócios e pontos culturais na capital da Arábia Saudita. Como um sistema de transporte rápido automatizado, planejado pela Comissão Real para a cidade de Riad (RCRC), o metrô atenderá às necessidades tanto de residentes quanto de visitantes.
A estação do Distrito Financeiro King Abdullah (KAFD), projetada por Zaha Hadid Architects (ZHA), serve como o principal intercâmbio na nova rede, conectando o terminal KAFD, o Aeroporto Internacional King Khalid e proporcionando acesso à passarela para o monotrilho local do KAFD. As seis plataformas de trem da estação, distribuídas em quatro níveis, se conectam com serviços de ônibus e estacionamento para criar um importante hub de transporte multimodal para a cidade, além das novas praças públicas internas e externas para o distrito financeiro. Contribuindo para a identidade do novo sistema de metrô de Riad, o projeto da Estação KAFD prioriza a conectividade. O tráfego previsto de trens, carros e pedestres da estação foi modelado, mapeado e estruturado para otimizar a circulação interna e evitar congestionamentos.
A configuração resultante é uma rede tridimensional definida por uma sequência de ondas senoidais opostas (geradas a partir da repetição e variação da frequência dos fluxos de tráfego diários da estação), que atuam como a espinha dorsal da circulação. Essas ondas senoidais se estendem até o exterior da estação, revestido com painéis de concreto de ultra performance. As perfurações geométricas da fachada reduzem o ganho solar como uma reinterpretação contemporânea do abrigo tradicional dentro da arquitetura vernacular da região. A composição da fachada da estação ecoa os padrões gerados pelos ventos do deserto na areia, onde múltiplas frequências e reverberações geram a complexa repetição de padrões evidente no mundo natural.
A Estação KAFD é composta por um conjunto de elementos que estão altamente correlacionados através da repetição, simetria e escala. O projeto foi continuamente otimizado por ZHA ao longo de seu desenvolvimento para aumentar as eficiências estruturais e o desempenho ambiental, ao mesmo tempo em que simplificava o processo de construção sem comprometer a qualidade espacial; integrando perfeitamente a estrutura autoportante de seu envoltório externo com a estrutura interna da estação sustentando as plataformas e viadutos. Ao proporcionar conforto ideal com o mínimo de demanda de energia, a estação combina recursos de design passivo eficazes com um sistema de resfriamento de alta eficiência que é alimentado por energias renováveis e se ajusta automaticamente aos diferentes níveis de passageiros ao longo do dia, enquanto painéis de portas deslizantes em cada plataforma retêm o ar fresco dentro da estação. A Estação KAFD obteve a certificação Gold de Liderança em Energia e Design Ambiental (LEED) pelo Conselho de Construção Verde dos EUA.