Estação de Metrô do Distrito Financeiro King Abdullah / Zaha Hadid Architects

Estação de Metrô do Distrito Financeiro King Abdullah / Zaha Hadid Architects - Fotografia de Exterior, UrbanoEstação de Metrô do Distrito Financeiro King Abdullah / Zaha Hadid Architects - Imagem 3 de 20Estação de Metrô do Distrito Financeiro King Abdullah / Zaha Hadid Architects - Imagem 4 de 20Estação de Metrô do Distrito Financeiro King Abdullah / Zaha Hadid Architects - Imagem 5 de 20Estação de Metrô do Distrito Financeiro King Abdullah / Zaha Hadid Architects - Mais Imagens+ 15

  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2024
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hufton + Crow
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  thyssenkrupp
  • Equipe De Projeto: Marco Amoroso, Vincenzo Caputo, Abdel Halim Chehab, Lee Cubeddu, Rawan Al-Derjem, Domenico Di Francesco, David Fogliano, Manuele Gaioni, Marko Gligorov, Subharthi Guha, Alexandros Kallegias, Lisa Kinnerud, Alexandre Kuroda, Stefano Iacopini, Carolina López-Blanco, Jamie Mann, Mohammadali Mirzaei, Arian Hakimi Nejad, David Wolthers, Nicola McConnell, Mario Mattia, Massimo Napoleoni, Niki Okala, Carlos Parraga- Botero, Sohith Perera, Izis Salvador Pinto, Carine Posner, Neil Rigden, Paola Salcedo, Nim
  • Arquiteto Principal: Gianluca Racana
  • Diretor De Projeto: Filippo Innocenti
  • Arquiteto Projeto: Gian Luca Barone
  • Associado: Fulvio Wirz
  • Gerenciamento E Apoio à Construção: Marco Amoroso, Domenico di Francesco
  • Serviços De Apoio à Construção: Vincenzo Caputo, Abdel Halim Chehab, Marko Gligorov, Stefano Iacopini
  • Equipe Do Concurso: Alexandre Kuroda, Fei Wang, Lisa Kinnerud, Jorge Mendez-Caceres
  • Fluxos: BuroHappold Engineering
  • Avaliação De Segurança: BH with Transsol
  • Engenheiro De Desenvolvimento: Riyadh Metro Transit Consultants (RMTC)
  • Engenheiro De Verificação Independente: Buro Veritas
  • Avaliador De Segurança Independente: TÜV Rheinland / ISARail Group
  • Sistemas De Trânsito: Line 1 Siemens (BACS), Line 4&6 Alstom (FAST)
  • Viadutos: AECOM & TriPod-ssd (Line1), Atkins (Line 4&6)
  • Cobrança Automática De Tarifas: Indra
  • Execução Estrutura: Saudi Lebanese Tarouk Contracting
  • Execução Mecânica Elétrica E Hidrossanitária: Zamil
  • Execução Interiores E Paisagismo: DEPA
  • Execução Fachada: Permasteelisa Gartner Saudi Arabia
  • Cidade: Riyadh
Mais informaçõesMenos informações
Estação de Metrô do Distrito Financeiro King Abdullah / Zaha Hadid Architects - Fotografia de Exterior, Urbano
© Hufton + Crow

Descrição enviada pela equipe de projeto. O sistema de transporte autônomo mais longo do mundo, a rede do Metrô de Riad, na Arábia Saudita, se estende por mais de 176 quilômetros através de 6 linhas e 85 estações. Com uma capacidade para 3,6 milhões de passageiros diários, o metrô de Riad reduzirá o número de viagens de carro em toda a cidade e incentivará o uso de modos de transporte sustentáveis. Projetada por Zaha Hadid Architects, a Estação de Metrô do Distrito Financeiro King Abdullah serve como o principal intercâmbio da rede.

Estação de Metrô do Distrito Financeiro King Abdullah / Zaha Hadid Architects - Imagem 3 de 20
© Hufton + Crow

O metrô de Riad, que começou a operação de passageiros no domingo, 1º de dezembro de 2024, com a abertura de suas linhas Azul, Amarela e Roxa (Linhas 1, 4 e 6), aliviará a congestão do tráfego, reduzirá os tempos de viagem e melhorará a qualidade de vida da crescente população de Riad. A rede conectará distritos-chave, centros de negócios e pontos culturais na capital da Arábia Saudita. Como um sistema de transporte rápido automatizado, planejado pela Comissão Real para a cidade de Riad (RCRC), o metrô atenderá às necessidades tanto de residentes quanto de visitantes.

Estação de Metrô do Distrito Financeiro King Abdullah / Zaha Hadid Architects - Imagem 4 de 20
© Hufton + Crow

A estação do Distrito Financeiro King Abdullah (KAFD), projetada por Zaha Hadid Architects (ZHA), serve como o principal intercâmbio na nova rede, conectando o terminal KAFD, o Aeroporto Internacional King Khalid e proporcionando acesso à passarela para o monotrilho local do KAFD. As seis plataformas de trem da estação, distribuídas em quatro níveis, se conectam com serviços de ônibus e estacionamento para criar um importante hub de transporte multimodal para a cidade, além das novas praças públicas internas e externas para o distrito financeiro. Contribuindo para a identidade do novo sistema de metrô de Riad, o projeto da Estação KAFD prioriza a conectividade. O tráfego previsto de trens, carros e pedestres da estação foi modelado, mapeado e estruturado para otimizar a circulação interna e evitar congestionamentos.

Estação de Metrô do Distrito Financeiro King Abdullah / Zaha Hadid Architects - Imagem 12 de 20
© Hufton + Crow
Estação de Metrô do Distrito Financeiro King Abdullah / Zaha Hadid Architects - Imagem 13 de 20
© Hufton + Crow

A configuração resultante é uma rede tridimensional definida por uma sequência de ondas senoidais opostas (geradas a partir da repetição e variação da frequência dos fluxos de tráfego diários da estação), que atuam como a espinha dorsal da circulação. Essas ondas senoidais se estendem até o exterior da estação, revestido com painéis de concreto de ultra performance. As perfurações geométricas da fachada reduzem o ganho solar como uma reinterpretação contemporânea do abrigo tradicional dentro da arquitetura vernacular da região. A composição da fachada da estação ecoa os padrões gerados pelos ventos do deserto na areia, onde múltiplas frequências e reverberações geram a complexa repetição de padrões evidente no mundo natural.

Estação de Metrô do Distrito Financeiro King Abdullah / Zaha Hadid Architects - Fotografia de Exterior, Urbano
© Hufton + Crow

A Estação KAFD é composta por um conjunto de elementos que estão altamente correlacionados através da repetição, simetria e escala. O projeto foi continuamente otimizado por ZHA ao longo de seu desenvolvimento para aumentar as eficiências estruturais e o desempenho ambiental, ao mesmo tempo em que simplificava o processo de construção sem comprometer a qualidade espacial; integrando perfeitamente a estrutura autoportante de seu envoltório externo com a estrutura interna da estação sustentando as plataformas e viadutos. Ao proporcionar conforto ideal com o mínimo de demanda de energia, a estação combina recursos de design passivo eficazes com um sistema de resfriamento de alta eficiência que é alimentado por energias renováveis e se ajusta automaticamente aos diferentes níveis de passageiros ao longo do dia, enquanto painéis de portas deslizantes em cada plataforma retêm o ar fresco dentro da estação. A Estação KAFD obteve a certificação Gold de Liderança em Energia e Design Ambiental (LEED) pelo Conselho de Construção Verde dos EUA.

Estação de Metrô do Distrito Financeiro King Abdullah / Zaha Hadid Architects - Fotografia de Interiores, Urbano
© Hufton + Crow

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Riyadh, Arábia Saudita

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estação de Metrô do Distrito Financeiro King Abdullah / Zaha Hadid Architects" [King Abdullah Financial District Metro Station / Zaha Hadid Architects] 04 Dez 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1024208/estacao-de-metro-do-distrito-financeiro-king-abdullah-zaha-hadid-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.