-
Arquitetos: FAR WORKSHOP
- Ano: 2024
-
Fotografias:Biosphere
Descrição enviada pela equipe de projeto. Ponte Folio é uma das sete pontes em Fuxian, Moganshan. A FAR WORKSHOP foi selecionada para projetar duas pontes para pedestres como parte do Concurso Internacional das Sete Pontes de 2022. A Ponte Folio é uma delas.
Como uma folha de papel: A Ponte Folio surge da análise de uma folha de papel A4. Como pode um pedaço de papel alcançar uma certa resistência mecânica apenas com algumas dobras, enquanto mantém o contraste levemente frágil do papel? Após testar várias possibilidades de dobras, decidimos alcançar o vão da ponte com apenas uma dobra. No processo de modelagem, confirmamos a forma da ponte ajustando as curvas de construção à dobra. Em colaboração com o Instituto de Pesquisa Estrutural de Zhang Zhun, ajustamos repetidamente a curvatura das três linhas de construção para encontrar a melhor distribuição de forças.
Como uma montanha: Devido à inclinação acentuada do corpo final da ponte, abandonamos a possibilidade de permitir que os pedestres subissem diretamente na superfície da ponte. Induziríamos as pessoas a caminharem nesta ponte como se estivessem subindo uma montanha, com isso, um caminho estreito é posicionado na superfície da ponte. Para minimizar a interferência visual do percurso no próprio corpo da ponte, usamos barras de aço roscadas finas e de alta resistência como o único material para completar a integração de materiais do suporte ao degrau e ao corrimão.
Construção: A ponte tem um vão de 15,825 metros. Devido às suas curvas complexas, elaborou-se previamente uma estrutura de posicionamento de acordo com a seção do projeto. O corpo da ponte foi dividido em várias placas de aço com diferentes curvaturas, que foram dobradas manualmente e ajustadas por uma máquina de prensa. Por fim, elas foram posicionadas espacialmente e soldadas como um todo através da estrutura pré-fabricada. O percurso feito com barras de aço roscadas foi instalado posteriormente. Devido às características estruturais únicas desta ponte, um teste de carga foi realizado no local antes de ser colocada em uso. Uma fina folha de "papel" é dobrada e transformada em uma "montanha maciça", e barras de aço finas são dobradas e transformadas em "trilhas de montanha". Uma ponte de papel, na verdade, discute a experiência espacial única evocada pela estrutura extrema, que cria um contraste visual e físico. Através desse contraste, desperta a percepção das pessoas sobre o espaço distinto da ponte.