-
Arquitetos: Tom Dowdall Architects
- Área: 590 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Rory Gardiner
-
Fabricantes: Clays, Dinesen, Stamford Stone Co, System Loxone, Wienerberger
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Eavesdrop é uma casa de campo situada na High Weald Area of Outstanding Natural Beauty (AONB), em West Sussex, projetada por Tom Dowdall, fundador do escritório, como um lar para seus pais aproveitarem na aposentadoria. Localizada no terreno da antiga residência deles, uma Lodge de Grau II onde viveram por mais de quarenta anos, a casa reflete a paixão dos pais por jardinagem. Em sua antiga propriedade, eles haviam criado um jardim formal encantador.
O pedido foi uma casa de fácil manutenção, que pudesse se "abrir" com facilidade para receber amigos ou hospedar a família, tivesse jardins mais simples de cuidar na aposentadoria e se integrasse harmoniosamente à paisagem.
A casa está posicionada ao longo de um longo muro de jardim que conecta dois grandes carvalhos, dividindo a paisagem entre os jardins formais ao norte e uma pradaria selvagem ao sul. Sua forma, materialidade e lógica estrutural fazem referência aos simples edifícios agrícolas da região de High Weald, que se destacam na paisagem com seus telhados amplos e muitas vezes inclinados, e a construção simples. A pedra utilizada remete ao Wealden Sandstone da Lodge listada, mas foi escolhida o Clipsham, mais resistente, com técnicas de acabamento e corte distintas em sua superfície. A linha de telhado inclinada, que sobe em direção ao canto sudoeste da casa, cria uma hierarquia nos espaços internos, sendo o ponto mais alto a área principal de convivência.
No centro da casa, o pátio foi concebido como o espaço mais importante, organizando o layout com os ambientes de convivência a oeste e os quartos a leste. Ele oferece ar fresco e luz solar, ao mesmo tempo em que protege dos ventos. Com suas plantas — árvores, gramíneas, ervas e outras — o pátio pode ser apreciado durante todo o ano. Totalmente aberto, com grandes vidros deslizantes em todos os quatro cantos, proporciona ventilação cruzada nos dias mais quentes de verão e oferece uma alternativa para circular pela casa.
Toda a estrutura da casa foi projetada de acordo com os padrões Passivhaus, garantindo uma vedação excepcionalmente baixa e alta eficiência térmica. Partindo do vernacular local, a abordagem inovadora do escritório na Eavesdrop aplica estratégias estruturais tradicionais por meio de métodos de construção modernos. Isso é evidenciado pela estrutura principal, composta por uma armação de aço com painéis SIP entrelaçados e madeira LVL engenheirada para o telhado. Projetado para se integrar à linha de cumeeira variável do telhado, esse sistema mantém todos os elementos de sustentação dentro das paredes externas, permitindo que as divisórias internas sejam adaptadas ou removidas conforme necessário, atendendo a mudanças nas necessidades de acessibilidade e facilitando o reaproveitamento de materiais.