-
Arquitetos: Chalabi Arquitetos
- Área: 160 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Camila Alba
-
Fabricantes: Deca, Lumini, Marcenaria Firmino, Pedras Ipiranga, Portinari, SABBIA
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto desse apartamento na Vila Madalena, em São Paulo, inicia-se quando o edifício estava sendo construído, numa fase chamada de personalização, que é realizada pela própria construtora. A partir do programa recebido pelos clientes e, com a planta em mãos, identificamos que poderíamos ganhar espaço interno, melhorar a planta e a circulação geral do apartamento, num "único gesto": demolindo o hall privativo do elevador e a circulação íntima entre os quartos, criando um espaço quadrado no centro da planta, que se tornaria um grande hall de chegada e a distribuição entre os ambientes.
Esse espaço, chamamos de "cubo-mágico", pois foi inteiramente revestido, paredes e forro, de um ripado de madeira de carvalho natural e nele, foram embutidos, a porta de entrada e as portas do lavabo, sala de tv, suíte de hóspedes, suíte do casal e o alçapão do ar condicionado. Assim numa tacada só resolvemos toda a circulação e criamos a identidade desse projeto.
A partir desse ponto melhoramos pontualmente a planta nas áreas da cozinha e serviço, banheiro do casal e closet. Com o programa fechado, fomos aprimorando os desenhos de marcenaria, serralheria, iluminação, automação e detalhamento geral.
Hoje entramos no apartamento pelo "Cubo-Mágico" e somos naturalmente conduzidos para a área social, que se abre para uma vista espetacular da cidade. O primeiro ambiente que encontramos é a sala de jantar que fica no eixo da entrada e, a partir dela, um grande banco/estante de marcenaria, que fica sob a janela, nos conduz para a sala de estar. O estar é composto por um generoso sofá contemporâneo, poltronas e mesas modernas sobre um tapete de forte personalidade e fica na ponta desse grande ambiente, debruçado sobre a vista.
No lado oposto fica a cozinha, lugar bem especial para os moradores, totalmente integrada e pensada como área social, seus acabamentos seguem a materialidade do cubo mágico, criando uma identidade para todo o ambiente que é unido por uma longa grelha metálica, detalhada por nós, que insufla o ar condicionado central. A partir da cozinha acessa-se a área de serviço e um banheiro, que também serve de lavabo em dias de festa.
Para os outros ambientes, voltamos para o Cubo-Mágico, onde acessamos o lavabo, que teve suas paredes pintadas por um muralista, conferindo-lhe uma personalidade única e, acessamos também a sala-de-tv, a suíte de hóspedes e a suíte do casal. Todos os ambientes íntimos tiveram moveis e armários desenhados e detalhados por nós.
A suíte do casal foi concebida para ter seus espaços integrados ou separados, para que o casal use-a no dia-a-dia da melhor maneira possível de acordo com as necessidades diárias de cada um. Assim entramos na suíte e nos deparamos com um espelho que reveste todo o volume do elevador, que faz as "costas" do quarto, dando uma impressão de maior amplitude e refletindo a luz, ao fundo vemos a cama que ocupa quase todo o quarto junto à uma pequena poltrona, fazendo do quarto um "santuário" de paz e aconchego.
Logo a direita entramos no closet, que originalmente era um dormitório e, por isso, tem uma generosa janela. Distribuímos os armários de costas para as paredes, abrindo um espaço central e liberando a passagem para o banheiro. Nesse espaço fizemos os armários com pintura laca na cor branca e inserimos uma pequena bancada de madeira que faz a "esquina" com a janela, tornando-se mais lugar para trabalhar em casa, se for necessário, ou um apoio para o dia-a-dia.
Atravessando este espaço, entramos no banheiro, que resultou na junção de dois banheiros da planta original e, com isso, ganhamos mais espaço. Nele distribuímos a bacia e chuveiro em dois nichos distintos, com aberturas para a janelas originais e, na frente dos dois, locamos a banheira e uma generosa bancada com duas cubas. Na parede da bancada criamos um grande espelho com uma moldura de madeira que multiplica o espaço e reflete a luz e, reflete também, a parede que faz o anteparo dos nichos que é o fundo da banheira, em mármore verde.
Os acabamentos de todo o apartamento se conversam e partiram do revestimento do "Cubo -Mágico" de ripado de madeira. Todo o piso da área social é o mesmo, num bege neutro salpicado de branco, para que a madeira e as paredes brancas se destacassem. Na área social combinamos bancadas e nichos em mármore cinza, assim como também no lavabo. Na área íntima o piso de madeira entrou para dar mais conforto e com isso a "madeira" dos armários foi pintada de branco, para ampliar os espaços, enquanto o mobiliário ficou na madeira natural para fazer a conexão com o restante da casa. Nos banheiros utilizamos o mesmo piso da área social e usamos nas bancadas um quartzito "Taj Mahal" combinando com um revestimento cerâmico na mesma cartela de cor. Só no banheiro do casal que revestimos a parede solta da banheira num mármore "Verde Alpi" para dar um toque de luxo no cotidiano.
Ao longo do desenvolvimento do projeto os acabamentos foram sendo aprimorados, junto com os clientes e ficando cada vez mais "lapidados". O resultado final ficou ainda melhor do que quando iniciamos o projeto. Foram adicionados ainda os móveis, esculturas, livros e obras de arte dos moradores, conferindo a este apartamento uma atmosfera de casa, suave e atemporal.