-
Arquitetos: Policrónica
- Área: 850 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Julien Labrousse
Descrição enviada pela equipe de projeto. O studio de design Policronica reimaginou o interior de um edifício histórico localizado ao lado da icônica sala de concertos Elysée Montmartre, ano coração de Montmartre, em Paris. Antes abandonado, o espaço de 850 metros quadrados foi revitalizado com um design que reflete a estética distintiva do atelier, apresentando um interior monocromático. Os arquitetos optaram por desenhar e fabricar 100% dos elementos do hotel internamente, incluindo mobiliário, luminárias e puxadores. O projeto utiliza materiais quentes e brutos, como madeira, fibras vegetais, latão e tecidos neutros, criando uma estética limpa e orgânica em todos os 16 quartos do Hotel Elysée Montmartre.
Quase todos os elementos do interior foram projetados e fabricados sob medida na Fábrica Policronica em Lisboa, utilizando madeira de eucalipto de origem local. Esta madeira, frequentemente considerada invasiva devido ao crescimento descontrolado e aos impactos negativos no solo, é geralmente usada para a fabricação de papel.
Policronica trabalhou diretamente com pequenos proprietários florestais para adquirir as árvores a preços superiores aos oferecidos pelas empresas de papel. O objetivo era demonstrar, em pequena escala, como este material pode ser reaproveitado para aplicações de alto valor, promovendo práticas florestais sustentáveis e diversificadas. O studio desenvolveu um processo totalmente integrado que consolida todas as etapas de produção – desde o tronco bruto até o produto ou estrutura final – em um único local. Uma equipe multidisciplinar composta por designers, arquitetos, marceneiros, técnicos industriais e trabalhadores especializados colabora para implementar métodos de produção inovadores e sustentáveis. Essa abordagem desafia os fluxos de trabalho convencionais, que frequentemente separam fases como corte, serragem, distribuição e carpintaria em processos desconectados.
Um destaque deste projeto é o desenvolvimento de secadores solares a vácuo pela Policronica, que reduzem o tempo de secagem do eucalipto de 18 meses para apenas seis dias, prevenindo deformações ou rachaduras. Além disso, quase todas as partes do tronco da árvore são aproveitadas, minimizando o desperdício e eliminando os transportes repetitivos típicos das cadeias de produção tradicionais. O resultado é um processo de produção com emissões de carbono excepcionalmente baixas. O Hotel Elysée Montmartre representa a filosofia holística e sustentável de Policronica e recebeu reconhecimento internacional, estando na shortlist da categoria Hotel and Short-Stay Interior do Dezeen Awards 2024.