-
Arquitetos: KIENTRUC O
- Área: 413 m²
- Ano: 2006
-
Fotografias:Oki Hiroyuki
-
Fabricantes: Daikin, Dulux ICI Paint, Philip
"Quando uma pessoa é inserida em um ambiente espacial totalmente condicionado pela intensidade que surge entre o físico e seu oposto, sua mente é estimulada e despertada."
A THU House é uma residência moderna, coberta por um telhado de madeira expansivo que abriga uma série de funções habitacionais abaixo. Além de ser uma casa, ela também serve como um ponto de encontro, estimulando a interação e o intercâmbio entre moradores artistas de diversas disciplinas. Sua configuração geométrica reflete os diálogos contínuos e os desejos de conexão com a natureza, destacando o conceito de 'Aberto', que simboliza tanto a permeabilidade quanto a continuidade da troca espacial entre o mundo físico e o espiritual.
"Um ambiente cuidadosamente curado e emoldurado pode transformar a visão de mundo de alguém, assim como uma atmosfera pode sublimar uma ideia."
Melhorar a capacidade de experimentar e contemplar - A experiência espacial da casa é criada ao deslocar as funções principais para os espaços periféricos, o que define de maneira não convencional o centro como uma zona de transição – um espaço intermediário que visa melhorar a percepção do residente sobre as mudanças no ambiente ao longo do dia. Essa atmosfera reflete os hábitos de vida vietnamitas, caracterizados por atividades diárias realizadas sob o sol tropical e as brisas refrescantes. No aspecto visual, o uso de geometria simples nos espaços contemplativos fortalece a experiência do ambiente.
No centro dos espaços de convivência da casa, encontra-se um pátio quadrado, cujas superfícies são animadas pela luz filtrada através das copas das árvores. O ambiente é também preenchido pelo aroma das árvores frutais tropicais e dos arbustos de ervas. Essa combinação atmosférica confere à casa uma qualidade espacial rica, imersa nas nuances do clima úmido tropical.
Em contraste, do outro lado do espaço de convivência, uma grande área de luz é formada pela geometria retangular alongada, cuja parte superior é delicadamente sustentada por uma única viga que mantém o grande telhado de madeira. A sombra dessa viga se desloca ao longo do dia, intensificando a tranquilidade e a serenidade do ambiente.
A arquitetura da casa aproveitou as técnicas de construção dominadas pelos artesãos locais, desde os pedreiros que aperfeiçoaram o reboco de cimento, até os carpinteiros responsáveis pela imponente estrutura de madeira em forma de waffles. Os ferreiros contribuíram com perfis delicados para as portas, enquanto os telhadores, mestres na construção de telhados de palha, finalizaram a obra com sua expertise.
O encontro poético, seja de forma individual ou entre os residentes, pode ocorrer por algumas horas ou se estender ao longo de vários dias, como uma residência artística. Os aromas e a qualidade atmosférica da casa despertam os sentidos, estimulando os visitantes a se tornarem mais conscientes das mudanças contínuas no ambiente ao seu redor.